Turismo de MS cresce e tem se recuperado após queda na pandemia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Ao longo do início de 2022, o turismo de Mato Grosso do Sul tem colhido resultados positivos. Segundo operadores da área, a atividade vem crescendo desde o ano passado, após as baixas de 2020, em razão da pandemia de covid-19.

Segundo a coordenadora do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), Janaína Mainchein, são realizadas, constantemente, pesquisas para observar o movimento.  

“Só em abril deste ano, a rede hoteleira teve 57% de taxa média de ocupação. Em 2019, esse índice foi de 46%”, afirmou.  

Ela destaca, ainda, que empresários de um dos maiores destinos de ecoturismo do mundo têm percebido melhora no fluxo turístico da cidade.

“Os hotéis relatam que o movimento já voltou como era antes da pandemia. E o público tem mudado também. Temos recebido bastante sul-mato-grossenses, que têm diversificado os passeios além dos balneários”, contou.

Pantanal

Outra regiões do Estado que colhe resultados positivos é a Pantaneira. A cidade de Corumbá também sente melhora na movimentação de visitantes.  

Segundo o presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (Acert), Luiz Martins, as atividades já voltaram ao normal. 

“Os barcos-hotéis estão saindo e atraindo bastante gente. E os bolivianos estão vindo bastante, principalmente nos finais de semana”, contou.

Feriados 

Conforme divulgação do governo do Estado, nos dois últimos feriados de abril – Páscoa e Tiradentes – a movimentação turística foi grande.

Os principais destinos turísticos do Estado receberam muitos turistas e os hotéis tiveram lotação.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, administrado pela Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), a taxa média de ocupação dos hotéis e pousadas de Aquidauana, Bonito, Corumbá, Miranda, Ponta Porã e Rio Verde de Mato Grosso ficou em 81% na Páscoa e em 60% no Tiradentes.

Os números mostram que os melhores índices foram registrados em Bonito, com 95% de ocupação de leitos na Páscoa e 87% na folga de Tiradentes.

Em locais como Corumbá (área urbana), houve lotação de 90% e 65%; em Ponta Porã, 81% e 61%; em Aquidauana, Corumbá e Miranda (pousadas pantaneiras), 74% e 72%.

O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destaca que essas taxas de ocupação refletem positivamente a recuperação da atividade turística do Estado.

“Não há mais restrições para viajantes por causa da pandemia e o pior, de fato, já passou. O trabalho que a gente vem realizando ao longo dos últimos anos, reforçando o posicionamento dos nossos destinos, contribui para que essa retomada seja forte e que essa taxa de ocupação venha crescendo”, disse.