Influências dos italianos e alemães atraem turistas à região da Erva Mate no Rio Grande do Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

 

rio-grandedosul-Santa Cruz do Sul-Crédito-Prefeitura Municipal
Catedral de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. (Foto: Prefeitura Municipal).

Encantado é uma das 10 cidades integrantes da rota turística da Erva Mate, no interior do Rio Grande do Sul. A cidade também é conhecida pela forte influência da imigração alemã e italiana presente, principalmente, na culinária local. Despertam a atenção dos visitantes ainda a Lagoa da Garibaldi, a seis quilômetros do centro, e a igreja Matriz de São Pedro que abriga o Memorial Santo Sudário com uma réplica da relíquia original que está em Turim, na Itália.

Ao lado, Lajeado tem a Casa de Cultura, considerada uma das mais belas do Estado. Na cidade de cerca de 70 mil habitantes, a colonização alemã deixou sua marca inconfundível presente, por exemplo, nas construções em estilo enxaimel ainda muito encontradas na cidade. Os parques do Engenho, Histórico de Lajeado e Professor Theobaldo Dick também valem uma visita. O Jardim Botânico é outra atração procurada por turistas, assim como a Praça da Matriz.

Em Santa Cruz do Sul (RS), cidade colonizada por alemães e que recebe a maior Oktoberfest do estado, muitos atrativos locais remetem à cultura germânica, como a Cervejaria Heilige, o Santuário de Schoenstatt e o Monumento ao Imigrante Alemão. A Catedral São João Batista, maior templo em estilo neogótico de toda a América Latina, impressiona pela beleza de sua construção e é um dos principais cartões-postais do município.

Já Santa Maria conta com atrativos como o Museu de Arte de Santa Maria, a Catedral do Mediador, a Catedral Metropolitana, a Basílica Nossa Senhora Medianeira e a Praça Saldanha Marinho. O voo livre é outra opção bastante procurada por turistas na região. (Gustavo Henrique Braga, do MTur).