Bonito tem 75% dos hotéis reservados para feriado de Páscoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Mais turistas são esperados em Bonito nesta Semana Santa em comparação ao número recebido no mesmo período no ano passado. Cerca de 75% dos hotéis do município já estão com reservas esgotadas para hospedagem entre esta quinta-feira (6) e domingo (9), de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur).

O otimismo decorre de uma alta histórica nos números registrados desde 2015, quando o centro de pesquisa Observatório do Turismo em Bonito começou a fazer as primeiras análises de dados para o setor.

Houve um recorde no número de visitantes no acumulado de 2022 em comparação a 2015 e todos os anos subsequentes a ele. Janeiro de 2023 registrou outro recorde, com quase 35 mil turistas na cidade: nenhum outro ano registrou um primeiro mês com tantos visitantes.

São esperados mais recordes em 2023 relacionados não somente à quantidade de visitantes, mas também às atividades econômicas ligadas ao turismo. Essa tendência começou durante a pandemia covid-19, explica o diretor de Turismo da Sectur, Elias de Oliveira Francisco.

“O turismo de natureza conta com grande procura desde os períodos de arrefecimento da pandemia. O ecoturismo está muito em alta por ter essa vantagem de oferecer ambientes abertos, que são mais seguros em relação aos ambientes fechados explorados em outras modalidades”, justifica.

Gerente operacional de um hotel que fica no Centro de Bonito, Agenor Carneiro notou que, diferente do ano passado, a maioria das reservas no local onde ele trabalha foram feitas por pessoas de fora do estado de Mato Grosso do Sul. “Nos feriados prolongados, a procura maior costumava ser dos sul-mato-grossenses. Este ano foi diferente”, afirma. Desde agosto de 2022, as vagas para se hospedar lá na Semana Santa deste ano estavam quase todas reservadas. “Reservamos para um grupo grande e só restaram cinco apartamentos, também já indisponíveis”, relata.

Embora esperem alta, o empresariado e a Sectur não possuem estimativa de quantos turistas poderão ser recebidos nesta Semana Santa.

Culinária – Além dos atrativos naturais, muitos turistas prestigiam a culinária de Bonito neste feriado, acrescenta o diretor de turismo da Sectur. Entre os pratos preferidos pelos visitantes nesta época do ano estão o pintado à urucum, pacu na brasa e traíra sem espinha, ele cita.

Todas as atrações naturais estarão abertas – Fechados no início deste ano devido ao grande volume de chuvas que atingiu Bonito, o Balneário Municipal e os passeios particulares de Bonito reabriram na semana passada.

“Foram fechados porque os rios subiram muito e precisamos manter a segurança nos visitantes, mas já estão todos liberados. Passado esse período de chuvas, os rios estão lindos e perfeitos para recebê-los”, assegura Elias Oliveira.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS