Aplicativo para celular facilita acesso a informações sobre pontos turísticos da Rota Pantanal-Bonito

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

 

bonito-cachoeira
No aplicativo, disponível para iOS e Android, as pessoas encontram informações referentes aos principais roteiros turísticos. (Foto: Divulgação).

O aplicativo “Turms – Rota Pantanal Bonito”, de divulgação dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul disponibiliza a visualização dos produtos e serviços turísticos inseridos nas regiões do Pantanal, Serra da Bodoquena e Faixa de Fronteira que estão inscritos no Cadastur do Ministério do Turismo, em uma plataforma de livre e fácil acesso aos visitantes.

No aplicativo, disponível para iOS e Android, as pessoas encontram informações referentes aos principais roteiros turísticos, dentro da Rota Pantanal Bonito, bem como das empresas credenciadas em hotelaria, alimentação, agenciamento, transporte e de guiamento, além de curiosidades sobre o município que pretendem conhecer.

A Rota Pantanal Bonito é composta por 16 municípios: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sidrolândia e Terenos, e apresenta dez roteiros turísticos por região.

Já o Sistema de Informação, Monitoramento e Gestão da Cultura e do Turismo de MS (Simgtur) é um sistema digital integrado on-line de gerenciamento e monitoramento de dados. Permite a constante atualização das informações relativas aos atrativos, equipamentos e serviços turísticos, além da infraestrutura de apoio que permeia seus principais destinos.

O Simgtur foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar os dados coletados por meio dos formulários do “Inventário da Oferta Turística” do Ministério do Turismo. Gestores públicos municipais, pesquisadores e instituições realizam a inserção de dados oficiais, que são validados por técnicos do governo do Estado e disponibilizados à sociedade.

O sistema possibilita realizar a checagem dos dados coletados e, se necessário, realizar alterações realizadas pelos gestores/pesquisadores; gerar planilhas e exportá-las para os formatos .csv, .excel ou .ods; gerar gráficos interativos ou em imagem para serem utilizados em publicações e documentos impressos. Esses dados são capazes de embasar a elaboração de projetos e políticas estaduais na cadeia produtiva de turismo.

Segundo o superintendente de Turismo, Matheus Dauzacker, o aplicativo e o sistema de informações são duas poderosas e modernas ferramentas de tecnologia de informação que colaboram com a cadeia produtiva do turismo, potencializando a gestão e promovendo a divulgação de Mato Grosso do Sul como destino turístico de grande relevância no cenário mundial. “É para ajudar o turista a conhecer melhor e possibilitar escolher os atrativos do destino”.

O Aplicativo Turms – Rota Pantanal Bonito é de livre acesso a todos os interessados, estando disponível on-line gratuitamente para iOS e Android. Já o Singtur é de acesso permitido apenas aos gestores públicos e pesquisadores, que devem enviar e-mail para suptursectei@outlook.com, solicitando acesso e informando nome, CPF, instituição, cargo e telefone de contato.

A aplicativo foi lançado no dia 28 de abril, em Bonito, durante a Rota do Desenvolvimento, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e Sebrae.