Depois de alta, setor de serviços se mantém estável em MS, aponta IBGE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Depois da alta registrada em setembro, com avanço de 3,6%, dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o setor de serviços ficou estável no mês de outubro deste ano, colocando Mato Grosso do Sul em 5º lugar no ranking nacional.

Na série sem ajuste sazonal, em relação ao mesmo período do ano passado, o volume do setor cresceu 4,6%, sendo essa a oitava taxa positiva consecutiva, apresentando um acumulado do ano de 12,7%, chegando a 11,3% no acumulado de 12 meses.

No país, dos 23 estados que apresentaram retração no volume de serviços, enquanto que Mato Grosso do Sul se manteve no mesmo patamar, sem qualquer alteração, colocando o Estado em quinto lugar no ranking nacional.

“Este posicionamento mostra que a nossa situação não é tão ruim, tendo em vista tantos outros estados com variação negativa. E para novembro esperamos ter um índice melhor, por conta das demandas que começam surgir no final do ano”, pontua a  economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio de Mato Grosso do Sul, Regiane Dedé de Oliveira.

Frente a outubro do ano passado, o avanço nacional foi de 705%, enquanto que este ano, os dados apresentados pelo IBGE mostram que o País recuou 1,2% na passagem de setembro para outubro. Essa é a segunda baixa consecutiva. Contudo, mesmo com resultado, o setor ainda apresentou um índice 2,1% maior que o patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro do ano passado, mas ainda está 9,3% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

  • CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS