
Dênes de Azevedo
A população de Bonito e os turistas passam a usufruir do serviço de Internet 3G a partir de quinta-feira, dia 7. A inauguração da nova banda está prevista para às 9h, na Praça da Liberdade, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do ministro das Comunicações, André Figueiredo.
O serviço de dados e voz 3G em Bonito será prestado pela operadora Claro. Para o diretor-presidente da Rádio e TV Educativa, Bosco Martins, a internet com conexão de alta velocidade é estratégica para Bonito, por ser um dos principais destinos ecoturísticos do país. A cidade recebe anualmente cerca de 200 mil visitantes por ano.
Em dezembro durante audiência com o governador Reinaldo o ministro reconheceu que Bonito precisa da banda 3G por ser um dos destinos ecoturísticos mais importantes do país. “Vou priorizar a busca de empresas que podem ofertar conexão 3G”, disse, e acrescentou “Bonito precisa ter internet, não apenas 3G, mas também 4G.
Esse serviço 4G é oferecido no Estado apenas em Dourados e Campo Grande. Já o sistema 3G há em outras cidades também.
O que é o 3G?
O 3G é uma sigla que representa a terceira geração de padrões e tecnologias da telefonia móvel, substituindo o 2G.
A tecnologia 3G aprimora a transmissão de dados e voz, oferecendo velocidades maiores de conexão, além de outros recursos, como vídeochamadas, transmissão de sinal de televisão, entre outros serviços.
O que melhora
A velocidade e a possibilidade de se usar novos serviços de internet móvel. A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.
Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.
Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 1 megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.
(Com Governo do Estado, Tecmundo e Wikipédia).