Aplicativo para diagnóstico laboratorial de doenças suínas tem nova versão

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

 

O aplicativo DiagSui – Diagnóstico laboratorial em suinocultura ganhou novas funcionalidades na sua versão 2.0, lançada recentemente. Foram introduzidas orientações sobre a coleta de amostras para as principais doenças entéricas de suínos de creche, crescimento e terminação, além de salmonelose septicêmica. O aplicativo foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e pelo analista Marcos Mores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC.

O DiagSui é voltado para veterinários de granjas e de empresas que trabalham com sanidade de suínos e tem o objetivo de disponibilizar aos profissionais da área informações importantes que possam ser acessadas no momento em que o veterinário se defronta com um problema clínico na granja e precisa rapidamente colher amostras para o envio ao laboratório. Para facilitar, a base de dados do aplicativo pode ser acessada off line.

Com esta ferramenta, espera-se aumentar o percentual de acerto nos diagnósticos realizados, possibilitando que formas mais rápidas e efetivas de controle das doenças sejam utilizadas e, consequentemente, reduzindo-se a mortalidade de animais e os custos de produção.

O aplicativo para smartphones Android pode ser baixado de graça na Play Store do Google. Também é possível pré-instalar o DiagSui pelo computador, acessando play.google.com. Saiba mais sobre o funcionamento do DiagSui no canal da Embrapa no YouTube, no endereço youtu.be/U1N2kg-p0j4.

Lucas Scherer Cardoso, da Embrapa Suínos e Aves