10 HABILIDADES PROFISSIONAIS EXIGIDAS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

 

O desenvolvimento das tecnologias e a modernização de produtos e serviços são dados como certos. Então, é muito importante que o profissional encare todas essas mudanças da melhor forma possível. (Foto: Divulgação/UFGV).
O desenvolvimento das tecnologias e a modernização de produtos e serviços são dados como certos. Então, é muito importante que o profissional encare todas essas mudanças da melhor forma possível. (Foto: Divulgação/UFGV).

O mundo vem mudando em ritmo acelerado e, com isso, as habilidades profissionais exigidas acompanham naturalmente esse movimento. Hoje um dos fatores mais importantes para se destacar no mercado é ser flexível e sempre saber se reinventar! Não à toa, as empresas estão vivendo capítulos totalmente novos em suas histórias e precisam de bons colaboradores.

Mas, como estar sempre alinhado a essas exigências? Como se mostrar conectado a tudo o que há de mais novo e que se mostra como tendência no mercado de trabalho? É preciso primeiramente entender esse cenário para, depois, manter o foco em ser um excelente profissional.

Afinal, o que esperar do futuro?

Dá para você ter uma ideia do que vem por aí apenas se baseando com o que já é vivido atualmente. O desenvolvimento das tecnologias e a modernização de produtos e serviços são dados como certos. Então, é muito importante que você, como profissional, encare todas essas mudanças da melhor forma possível.

Para ajudar a alcançar esse objetivo, confira as 10 habilidades essenciais para se adequar a esse novo mercado de trabalho:

1. Seja criativo

Ter a mente sempre com ideias e soluções inovadoras e criativas é, com certeza, uma ótima habilidade para mostrar no mercado de trabalho. Muitos profissionais são ainda mais valorizados quando compartilham alternativas inteligentes para a resolução de problemas, principalmente os mais complexos.

E a forma mais fácil para ser criativo nas suas tarefas é conversar bastante com outros profissionais. Saber das práticas mais usadas ou que estão começando a ser aplicadas agora também proporcionam a você uma visão muito maior de tudo, ajudando a sua criatividade.

2. Saiba ouvir

Dizer o que você pensa é uma atitude proativa muito respeitada nas empresas. Porém, saber ouvir é ainda mais importante! Essa dica vale tanto para quem está começando na carreira, quanto para os mais experientes. Preste sempre muita atenção no que lhe é dito e saia na frente absorvendo os conhecimentos que você terá depois de experiências interessantes.

3. Melhore a sua capacidade de trabalhar remotamente

Em um mundo cada vez mais globalizado, tem se tornado comum uma companhia ter funcionários espalhados por diversas cidades e, até mesmo, países. Portanto, entender e ter total domínio da tecnologia é a chave para que você consiga trabalhar tranquilamente de forma remota e em equipe. Use sempre a modernidade a seu favor!

Vale checar as ferramentas mais interessantes com esse foco, e buscar treinar como usá-las antes de adotá-la em situações reais de trabalho. Isso ainda dará a você credibilidade no assunto!

4. Adote a flexibilidade no regime de contratação

Os trabalhos e contratos feitos de forma tradicional ainda existem, mas novas maneiras de firmar alianças estão surgindo dia após dia. Por isso, mostrar flexibilidade em um regime mais diferenciado de contrato é uma garantia de novas e promissoras oportunidades de trabalho. Vale ressaltar que essa é uma tendência forte para os próximos anos!

5. Invista em várias habilidades profissionais

Isso é possível por meio de cursos na sua área de atuação, mas muito válido para outras especialidades também. Ou seja, ser forte em um segmento é muito bom, mas possuir um leque de habilidades diferentes vai contar bastante no seu currículo!

Invista em cursos de MBA, programas internacionais e tudo o que você acredite que possa agregar ainda mais conhecimento a você!

6. Tome decisões

Um profissional completo é aquele que sabe enfrentar um momento de decisão. Ser hábil e inteligente em situações como essas fazem de você uma pessoa com uma grande bagagem de experiência. As empresas sempre estão em busca de pessoas que tenham uma boa capacidade de decidir.

A dica é não ter medo, mesmo em situações desconhecidas. Use bons exemplos e tome a sua própria decisão, sempre com convicção e segurança.

7. Negocie

Saber negociar é muito importante em um mercado competitivo. Seja para negociações com o seu chefe ou com a equipe em que você trabalha, ser um bom negociador abre portas importantes para você! Sem contar que passa ao seu receptor a imagem de confiança e segurança no seu trabalho.

Então, aprenda o quanto antes a negociar!

8. Dome as suas emoções

Levar problemas de casa para o trabalho ou vice-versa nunca foi visto com bons olhos. Isso continua nos dias de hoje, mas de uma forma ainda mais complexa. O profissional mais requisitado é aquele que não só sabe controlar as suas emoções, como sabe lidar com as emoções do próximo.

O que isso quer dizer? Ser uma pessoa controlada emocionalmente é o segredo dos grandes profissionais!

9. Mostre independência

Estar sempre um passo à frente no mercado de trabalho é sinônimo de ser independente. O ideal é que você não espere jamais de uma forma apática as coisas acontecerem ou as oportunidades surgirem. Mostre força de vontade e se reinvente, procure por atividades que mantenham sempre você em evidência no mercado de trabalho.

Se você conseguir se identificar em áreas semelhantes, mas com atividades diferentes, você verá o quanto a sua independência pessoal vai aumentar naturalmente! Pense nisso.

10. Leia sempre

Ser bem informado em um mundo feito de notícias 24h por dia, sem interrupções, parece tarefa difícil. Mas, se você manter uma rotina de leitura em canais confiáveis de informações, estará sempre conectado com o que acontece no mundo. Muito mais que isso, estar bem informado ainda possibilita a você a facilidade de entender como funcionam as culturas de outras regiões.

Sem contar que durante uma conversa você estará munido de muitos assuntos para debater. O que ajuda na sua rede de network e, meio que sem querer, melhora também casos de timidez! Ser bem articulado é uma característica sempre positiva em ambientes corporativos e pessoais.

Seguindo essas dicas você terá muito mais chances de se destacar no mercado de trabalho! Lembre-se que as suas habilidades profissionais são o seu cartão de visita em uma empresa, e ser reconhecido por elas é fundamental para o sucesso na sua carreira!

Gostou? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros profissionais a se reinventarem nesse novo cenário!

 

Fonte: CEEM/FGV IDE