Empresa estima abate de 100 mil jacarés por ano no Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Henrique de Matos

Recém licenciada pelo governo do Estado, a Caimasul (Caimans do Sul do Pantanal Ltda), maior empresa do mundo no ramo de criação, abate, industrialização e comercialização da carne e couro de jacarés, pretende em até 4 anos, ter 250 mil jacarés criados em confinamento, proporcionando 100 mil abates por ano, 300 toneladas de carne e 100 mil toneladas de pele.

Maior empresa do mundo voltada ao abate e processamento de carne de jacaré entra em funcionamento neste ano em Corumbá
Maior empresa do mundo voltada ao abate e processamento de carne de jacaré entra em funcionamento neste ano em Corumbá

A empresa foi instalada em uma área de 150 hectares na BR-262, em Corumbá, deve iniciar as atividades no segundo semestre deste ano.  No local também funcionarão um frigorífico, um curtume, uma fábrica de ração para os répteis, uma loja de artesanatos e a sede administrativa. O empreendimento deverá gerar 300 empregos diretos e indiretos.

A iniciativa prevê desde a criação sustentável do animal, até o abate e o desenvolvimento de atividades de aproveitamento total de insumos oriundos do Pantanal, como peças artesanais e beneficiamento do couro.

O empreendimento recebeu nesta semana do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a Licença de Instalação e de Operação (LIO) e terá condições de cumprir seu cronograma para iniciar suas atividades. De acordo com Weber Girardi, gerente operacional da Caimasul, a licença habilita a empresa para o término da construção dos recintos do frigorífico. “Precisávamos desse documento para a preparação do nosso estoque inicial. Nosso licenciamento não é padrão, pois não é um segmento comum”, afirmou Weber. Quando entrar em plena atividade, a Caimasul deve empregar diretamente 100 pessoas. Outros 220 empregos indiretos devem ser oferecidos pelo empreendimento, inclusive para os ribeirinhos de Corumbá.

Com informações do governo do Estado