Indústria representa 22,3% do PIB em MS, 1,6% da produção nacional, aponta CNI

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A indústria representa 22,3% do PIB (Produto Interno Bruto) em Mato Grosso do Sul, com participação de 1,6% na produção nacional, segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria). A de papel e celulose apresentou expansão na última década, passando de 14ª para 3ª, tornando-se o 2º em importância para o Estado.

Em MS, o setor de serviços industriais de utilidade pública (subsetores de limpeza urbana e esgoto, eletricidade e água, os de melhoria de infraestrutura) continua sendo o principal, com 23,1% de participação do PIB, seguido do papel e celulose (19,3%), construção (18,5%), alimentos (15,7%) e derivados de petróleo e biocombustíveis (11,7%). Na região Centro-Oeste, a participação é de 24,8%.

Os índices foram divulgados pela CNI em comemoração ao dia da indústria, amanhã (25). Pelos dados, São Paulo continua sendo o principal produtor industrial do País, mas perdeu fatia da produção brasileira em dez anos, conforme comparação feita pelo jornal O Globo, passando e 33,56% para 30,68%.

Foi na descentralização que o setor de indústria e celulose em Mato Grosso do Sul cresceu nos últimos dez anos, passando de 14º no ranking para 3º. O que ajuda a explicar esse movimento é o processo de descentralização pelo qual passa a indústria brasileira nos últimos anos. A produção, antes muito concentrada na Região Sudeste, tem avançado em outros estados.

Conforme o levantamento, Mato Grosso do Sul conta com 5.848 estabelecimentos industriais. O setor emprega 123.090 pessoas e concentra 18,5% do emprego formal no Estado. O Estado representa 18,2% dos trabalhos industriais no Centro-Oeste.

A indústria paga salário médio de R$ 2.299,00, baixo da média nacional, que é de R$ 2.792,00.