MS tem 3ª menor taxa de desemprego no trimestre

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Mato Grosso do Sul registrou taxa de desemprego de 6,5% no primeiro trimestre de 2022, que vai de janeiro a março. É o que aponta a Pnad Contínua Trimestral (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada nesta sexta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O índice é o terceiro menor do País, com o Estado atrás de Mato Grosso (5,3%) e Santa Catarina (4,5%). Em todo o Brasil, a taxa de desemprego foi de 11,1%, com 12 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho.

Em relação aos últimos três meses de 2021, o índice em Mato Grosso do Sul oscilou apenas 0,1%. Apesar da leve alta, o IBGE considera que a taxa se mantém estável no Estado.

Tem carteira assinada 76,7% dos trabalhadores sul-mato-grossenses. O Estado ainda registrou a segunda menor taxa de pessoas trabalhando por conta própria, de 22,3%.

Outros números – O percentual de desalentados no 1° trimestre de 2022 foi de 1,8% no Estado. Essas pessoas são aquelas que estão desempregadas há vários meses e já desistiram de procurar emprego.

Outros 35,4% são considerados informais, ou seja, tem ocupação, mas não é fixa. Já a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada) foi de 14,2%.

A renda média do sul-mato-grossense foi de R$ 2.741. No trimestre anterior, era R$ 2.642, ou seja, o número se manteve estável para o IBGE.