Estado gerou 34 mil empregos em oito meses

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Os oito primeiros meses de 2021 já contabilizam 34.032 vagas de trabalho preenchidas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O número é mais que o dobro do que o registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 12.456.

O saldo positivo é puxado pelo setor de serviços, com acúmulo de 14.511 no período.  

Em seguida está o comércio com 8.335; indústria com 5.030; agropecuária com 3.153 e construção com 3.003.

Somente entre janeiro e setembro deste ano, a Fundação do Trabalho (Funtrab) ofertou 23,3 mil vagas de emprego em todo o Estado.

Dos inscritos, 55.269 candidatos foram encaminhados para entrevista, e 13.806 foram contratados e inseridos no mercado de trabalho.  

São encaminhados, em média, três candidatos para entrevista de cada vaga.  

Na visão do presidente da Funtrab, Marcos Derzi, um dos maiores problemas encontrados na pandemia, foi a formação de fila para conseguir vaga, que começavam em torno das 5h.

Com isso, ele destaca a flexibilidade que o aplicativo MS Contrata Mais possibilitou.

“O nosso desemprego está caindo. Mato Grosso do Sul caiu do mês passado para esse mês 0.4 a taxa de desemprego ficando abaixo de 10%, sendo que a média nacional é 15%. Somos o 4° maior estado em índice de desemprego caindo, Na geração de emprego somos proporcionalmente o 2°”, ressaltou.

“Tudo isso contribui para um cenário favorável daqui pra frente, emprego aumentando, economia melhorando. Tudo isso é fruto de um conjunto de ações duras tomadas lá atrás e hoje estamos colhendo bons frutos”, concluiu.