Ambiente de “harmonia” no Estado impulsiona abertura de empresas em MS, diz Riedel

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Nesta quinta-feira (5) é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, e para comemorar, o Sebrae/MS realiza o Empreende Fest, 1º Festival de Empreendedorismo, com intuito de conectar empreendedores de todo o Estado.

Em entrevista concedida após a abertura do evento, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), atribuiu o aumento da abertura de empresas em todo o Estado ao trabalho de união que vem sendo construído em seu Governo.

“Esse ambiente de harmonia gera confiança, ele faz com que as pessoas acreditem em colocar dinheiro no Estado para empreender e para alavancar a economia. Então é importante que a gente trabalhe isso, essa presença, essa união em torno desses propósitos de crescimento”, destacou Riedel.

O Governador mencionou ainda que cerca de 74,5% dos empreendedores de Mato Grosso do Sul possuem micro e pequenas empresas, o que indica que a população, os empreendedores, estão sentindo confiança em investir em seus projetos.

“Aqui no estado, das 322 mil empresas, praticamente 170 mil são micro empresas, e mais 70 mil pequenas empresas, que fazem as coisas acontecerem em torno da geração de emprego, renda, gerando oportunidade. Cada vez mais vemos a abertura de empresas individuais, aquele ou aquela que sonha com um projeto, sonha em construir um negócio, pequeno que seja, mas que ajude ela a crescer, se desenvolver.”, pontuou o governador.

Nos primeiros sete meses deste ano, foram gerados 17.359 empregos em Micro e Pequenas Empresas. Somente em julho, foram 2.084 novos empregos, sendo 41,6% deles no setor do comércio e 37,1% no setor de serviços. 

“A gente está vendo uma economia robusta, forte, que tem respondido às oportunidades que vão aparecendo. E esse é o nosso papel: criar esse ambiente de oportunidade para as pessoas crescerem, se desenvolverem, para gerar emprego, renda, uma melhoria de qualidade de vida das pessoas de uma maneira geral”, concluiu Riedel.

Gerson Oliveira/Correio do Estado

Empreende Fest

O primeiro Festival de Empreendedorismo do Sebrae acontece nos dias 5 e 6 de outubro, das 14h às 22h, no Bosque Expo, centro de exposições do Shopping Bosque dos Ipês. O evento é aberto ao público, e os interessados podem se inscrever de forma gratuta no site oficial. Até o momento, 10 mil pessoas já se inscreveram para participar do Empreende Fest.

“O Empreende Fest é uma oportunidade da gente mostrar nossos produtos, como o Made in Pantanal, que estamos trabalhando bastante para fortalecer produtos oriundos do Pantanal, o Sebrae Delas, que são várias mulheres que fazem produtos incríveis do nosso Estado… Então é uma oportunidade de mostrar, trocar ideias e também fortalecer cada um desses negócios”, afirmou Claudio Mendonça, Diretor-superintendente do Sebrae/MS.

Mais de 80 expositores apresentam seus trabalhos durante o Festival, que conta com atrações musicais, e palestras de figuras renomadas, como Diego Ribas, Martha Gabriel, Marcos Piangers, Douglas Viegas “Ninja” e Natalia Beauty.

Gerson Oliveira/Correio do Estado

“É uma forma da gente trazer a importância do pequeno negócio para o desenvolvimento da sociedade. A parceria com o Governo ajuda a criar esse ambiente favorável, faz com que a gente consiga fortalecer os pequenos negócios, criando esse ambiente também de abertura de empresa mais facilitada. Então tudo isso leva uma entrega maior, leva um resultado para o nosso pequeno empresário”, concluiu Mendonça.

Confira o cronograma completo do evento aqui.

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

O dia 5 de outubro foi escolhido para homenagear os micro e pequenos empreendedores. A  data faz referência ao dia 5 de outubro de 1999, data em que foi aprovada a Lei Nº 9.841, que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, criado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a competitividade entre as empresas desse porte, visando a geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.