Não é por acaso que ela serviu de inspiração à violeira Helena Meirelles ao compor a canção “Flor de Guavira”. Nativa do Cerrado, a delicada, branca e miúda flor aparece ainda na época de estiagem, anunciando que os seus frutos surgirão em breve. Fruta nativa, é comum ver a guavira sendo comercializada em feiras e até às margens de rodovias em Mato Grosso do Sul.
Pensando em propagar a fruta como patrimônio cultural do Estado, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou na sessão desta terça-feira (8) da Assembleia Legislativa o projeto de Lei que declara a guavira como fruto símbolo de MS.
“A guavira é uma fruta típica do cerrado, de modo que com o presente projeto de lei ela terá valor simbólico cultural para o povo sul-mato-grossense. A fruta é apreciada por milhares de pessoas e nada mais justo do que esse reconhecimento”, destacou o deputado.
Conforme Renato Câmara, na prática, a proposta autoriza a inclusão da guavira em todas as divulgações turísticas do Mato Grosso do Sul, veiculadas dentro e fora do Estado.
Para o deputado, o projeto de lei também vai fortalecer o nome da fruta e possibilitará a realização de eventos e festivais gastronômicos com o tema, gerando ocupação e renda e valorizando a cultura sul-mato-grossense. Atualmente, o município de Bonito sedia anualmente o “Festival da Guavira”. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de seguir para votação em plenário.