Frango caipira (ou galinha caipira), uma prato centenário e atual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

 

Frango-Caipira
Um frango rende 8 porções. (Fotos: Divulgação)

O tradicional frango caipira ou galinha caipira, como também é chamado, é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira. Preparado e servido desde o tempo da colonização ganha cada vez mais adeptos.

Frango caipira é aquele quando o animal é criado basicamente com milho, restos de verduras e legumes e pasto (gramíneas). É o habito de pastar e a ausência da ração industrial que dá um sabor diferenciado, que faz muita gente viajar quilômetros em busca de um restaurante que prepare o alimento ou de um sítio que venda o animal pronto para o preparo. Ou seja, é um produto orgânico.

Em Dourados há produtores familiares que fornecem o produto diretamente às pessoas, já que há restrição para o comércio formal sem o abate em um frigorífico inspecionado. O preço do frango caipira limpo varia entre R$ 25 e R$ 35.

O frango caipira vai muito bem com a maioria dos pratos, mas combina de forma especial com uma boa macarronada, arroz e quiabo e a tradicional polenta.

A receita a seguir tem tempo de preparo de 40 minutos e rendimento de 8 porções.

 

INGREDIENTES

– 1 frango

– 1 maço de cheiro verde

– 4 dentes de alho amassados

– 1 cebola média picadinha

– 1 colher de sobremesa de coloral

– Sal e pimenta do reino a gosto

– 3 colheres sopa de óleo

– 2 xícaras chá de água quente

 

MODO DE PREPARO

Corte o frango em pedaços, tempere com o sal, o alho, a pimenta e o coloral

Coloque o óleo em uma panela (de ferro de preferência), deixe esquentar

Acomode o frango, e vá refogando aos poucos até ficar bem douradinho. Quando o frango dourar, acrescente a água e a cebola. Deixe ferver por uns 15 minutos ou até o frango ficar macio, se necessário acrescente mais água.

Prove o sal. Acrescente o cheiro verde e sirva em seguida.

A receita foi extraída do site tudogostoso.com.br