Estimativa é que comércio contrate 15 mil temporários neste fim de ano em MS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Com o comércio aquecido, a expectativa do setor é abrir 15 mil novas vagas temporárias em Mato Grosso do Sul, e as contratações para reforçar os atendimentos aos consumidores durante o fim de ano já começaram ainda em novembro.

Os dados vêm de análise da Fetracom/MS (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul), que estima a contratação em torno de 15 mil profissionais para o comércio da Capital e dos demais 78 municípios do Estado.

“Estamos otimistas com a recuperação da economia local. Temos testemunhado incontáveis contratações para reforçar as vendas e serviços nos municípios de Mato Grosso do Sul”, afirma Douglas Gonçalves Silgueiro, presidente da Fetracom/MS.

Só em Campo Grande, as estimativas são de contratação em torno de 5 mil trabalhadores, no mínimo, podendo chegar até a 6 mil ou mais. O número é endossado também pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande e até pela classe patronal, informa Douglas.

“Estamos saindo de um ano muito difícil para o comércio e, consequentemente, para os trabalhadores. Mas com o andamento significativo da vacina no Estado, o mercado tem conseguido fôlego e com a demanda reprimida é possível abrir até mesmo novas lojas, aumentando as vagas para os trabalhadores sul-mato-grossenses”, afirma o presidente.

Silgueiro acredita ainda que muitos desses funcionários temporários acabarão sendo efetivados no quadro de funcionários do comércio e serviços, por conta da recuperação da economia nesses últimos meses em que o país ampliou o quadro de vacinados contra a Covid-19 e as coisas passaram então a voltar à normalidade.

“Nossa expectativa é grande para o próximo ano e acreditamos que logo as coisas vão ser normalizadas. Não é tempo de pessimismo, já passamos por períodos muito difíceis e agora é hora de recuperar”, pontua Douglas.