Em MS, venda de carros usados registra queda de 12%

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

As vendas de veículos usados caíram 12,4% em outubro deste ano, na comparação com setembro. Os números são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Em termos quantitativos, em outubro deste ano foram comercializados 16.001 veículos, enquanto que em setembro ficou em 18.275.

A queda foi registrada em todos os segmentos de vendas de veículos. Nos automóveis, a queda foi de 11,9%; nos veículos comerciais leves, como caminhonetes, a queda foi ainda maior e chegou a 14,8%. Já nos veículos comerciais pesados, o número despencou 23,1%. Nas motos, o decréscimo nas vendas foi de 10%. E na categoria “outros”, que inclui tudo que tem rodas e motor fora das demais categorias, a queda foi de 14,3% – tudo na comparação entre outubro e setembro deste ano.

Isolando outubro deste ano e do ano passado, o resultado é uma queda de 3,3% em 2022. Isso porque este ano foram comercializados 16.001, contra 16.545 de outubro de 2021. Nos automóveis, a queda foi de 4,1%, nos veículos comerciais leves chegou 5,7%, nos veículos comerciais pesados não houve queda nem aumento nas vendas e nas motos o decréscimo foi de 4,5%. Já nos outros, houve um incremento de 65,6% nos negócios.

Quando a comparação se dá entre o período acumulado deste ano – no caso, de janeiro a outubro – com o mesmo período do ano passado, a queda na comercialização de veículos usados ficou em 11,7%. Em termos quantitativos, no total foram comercializados 161.609 veículos usados de janeiro a outubro deste ano, contra 182.922 do ano passado.

Neste tipo de comparação, os automóveis registraram queda de 11,9%, os veículos comerciais leves caíram 14,6%, os veículos comerciais pesados tiveram decréscimo de 18,2%, as motos de 8,5% e o segmento “outros” encolheu 3,8%.

O balanço da Fenauto traz, ainda, outro tipo de “raio x” dos negócios envolvendo veículos usados, que vão desde os veículos seminovos até os bem velhos, ou seja, com mais de 13 anos de circulação. Nesta análise, utilizando-se a comparação do período acumulado de 2022 com 202a, os seminovos, ou seja, os veículos com até três anos, registram queda na comercialização na ordem de 8,7%.

Já nos veículos usados “jovens”, com tempo de circulação entre quatro e oito anos, as vendas despencaram em 22,7% no acumulado deste ano, ante o mesmo período de 2021. Nos veículos usados “maduros”, que tem idade nove e doze anos, a queda foi de 13%. O curioso é que nos veículos considerados “velhinhos”, os negócios cresceram 0,5%.

Em todo o Brasil, vendas de veículos usados registram retração em outubro

Relatório da Fenauto mostra que a média diária de vendas de carros seminovos e usados, durante o mês de outubro de 2022, registrou retração de 6,4% em outubro deste ano, na comparação com setembro. Já na comparação com o mês de outubro de 2021, o resultado ficou negativo em 5,2%.

Foram comercializados no mês de outubro 1.107.523 veículos, contra 1.242.408 em setembro. O total acumulado em 2022 ficou negativo, em relação ao mesmo período de 2021, em 14,6%. Até outubro de 2022 foram comercializadas 10.877.893 de unidades.

Em nota, a Fenauto destacou que esse foi o primeiro resultado negativo depois de nove sequências positivas. Para a Fenauto, essa retração está alinhada, também, com a queda no índice de confiança dos consumidores, registrada no mês de outubro, revelando um “estado” de atenção dos consumidores com relação à economia.

O presidente da Fenauto, Enilson Sales, explicou que os números de outubro refletem, em parte, ao clima de indefinição das eleições presidenciais – fator que poderia influenciar o humor do mercado, como já havia sido previsto. “Uma vez decidido o pleito, e com a proximidade do final de ano, época em que o comércio normalmente registra melhores resultados, esperamos que as vendas se mantenham estáveis, sem grandes variações”, destacou Enilson Sales.