Com entrada definida Ceasa de Dourados vai para licitação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

 

ceasa-ddos-definicao-entrada
Enelvo, Landmark, técnicos da Agraer e engenheiros da CCR MSVia reunidos na área da Ceasa. (Foto: Rubens Moreira Junior/Semafes).

A área já foi doada pela Prefeitura, está demarcada e todos os projetos e planilhas estão prontos. Mas faltava a definição da entrada, uma vez que a CCR vai construir um viaduto na intersecção na BR-163 com a BR-367 e Anel Viário Norte, que vai atingir a área da Ceasa. Porém, após conhecer o projeto da CCR se decidiu que a entrada será mesmo pela BR-163.Uma reunião na manhã desta terça-feira, dia 12, em Dourados, na área onde será construída a Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos) definiu os últimos detalhes para que a obra seja licitada. Participaram da reunião o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, e técnicos, o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidário de Dourados, Landmark Ferreira Rios, e engenheiros da CCR MSVia.

Enelvo disse a Landmark que o Estado já tem em caixa R$ 4,5 milhões para a obra. Com esse recurso pretende concluir toda a primeira fase e botar a central em funcionamento. O projeto segue na semana que vem à Agesul, que providenciará o edital de licitação. “O Enelvo nos disse que o governador [Reinaldo Azambuja] tem pressa em colocar a Ceasa em funcionamento”, diz o secretário.

Landmark diz ainda que Enelvo lhe informou que a procura é grande em Campo Grande para reservar espaços na Ceasa de Dourados. “É uma região muito grande; nossa central vai atender 40 municípios. Vai ser referência para uma região muito grande”, afirma.

A obra será feita em etapas. A primeira compreende um galpão de 18×90 metros, a ser destinado à agricultura familiar, um galpão de 22×90 metros a ser destinado a atacadistas (empresas que compram os hortifrutigranjeiros do produtor), área administrativa, banheiros e cercamento. Na segunda etapa será feito a pavimentação (provavelmente com bloquete) de toda a área, mais um galpão para atacadista e outro galpão para caixarias. Haverá ainda espaço reservado para uma praça de alimentação.

A área onde será construída a Ceasa foi doada pela Prefeitura. Tem 41.229,40 m² (4,12 hectares) e está localizada estrategicamente na BR-163, ao lado da BR-376, e no início do anel viário norte. A BR-163 é o principal corredor rodoviário do Brasil, cortando o país de norte a sul. A BR-376 dá acesso ao leste, São Paulo e Paraná e o anel viário permite acesso à região oeste do Estado e ao Paraguai. O investimento da Prefeitura foi de R$ 742.129,20.