
Henrique de Matos
A crise econômica e política e as incertezas climáticas não são suficientes para tirar o otimismo da direção do Sindicato Rural de Dourados quanto ao sucesso da 52ª edição da Expoagro (Feira Agropecuária Internacional de Dourados), que acontece de 13 a 24 de maio no parque de exposições João Humberto de Carvalho.
Apesar de toda a cautela quando o assunto em questão é projeção de faturamento em negócios e estimativa de público, o presidente do sindicato Lúcio Damália não esconde que a expectativa é de se fazer neste ano a maior e melhor Expoagro que Dourados e região já viu. Em um bate-papo de pouco mais de 10 minutos com a reportagem do Indicador Econômico, Damália destacou todo o trabalho desenvolvido pela entidade para realizar uma das maiores feiras agropecuárias do Centro-Oeste do país.
“Sabemos que é muito para projetar o que a Expoagro tem a oferecer em faturamento e público, já que há fatores que podem influenciar esses resultados, como uma geada que afetaria o milho safrinha ou até mesmo a chuva em dias de show. No entanto, a expectativa é sim positiva e trabalhamos para fazer a maior e melhor Expoagro que Dourados e região já viu”, enfatizou.
Para justificar todo o otimismo, o presidente do Sindicato Rural de Dourados lembra que a Expoagro tomou dimensões nunca imaginada há alguns anos e que atualmente às vendas e movimentações financeiras de eventos e leilões da feira já faz frente ao que se vê na Expogrande, em Campo Grande, que é considerada a maior feira do agronegócio do Estado. “O agronegócio é uma importante matriz econômica na região da Grande Dourados e, mesmo diante de uma crise política e moral, o setor continua investindo em tecnologia e diferenciais de manejo e produção. O resultado da soja poderia ter sido melhor, mas pelo preço e pela média de produção ainda foi possível se manter uma competitividade. Essas conjunturas, nos faz acreditar que o setor vai manter o nível de investimentos e que a Expoagro vai atingir um volume considerável em negócios e movimentações financeiras”, disse Lúcio Damália.
NEGÓCIOS
No ano passado, conforme números divulgados pelo Sindicato Rural, a Expoagro atraiu um público superior a 70 mil pessoas e movimentou aproximadamente de R$ 100 milhões em negócios. A expectativa é de que na edição deste ano a feira receba um público recorde e atinja a marca de R$ 125 milhões em negócios. A Expoagro também deve movimentar outros setores da economia, como hotéis e restaurantes que abrigam os visitantes, expositores e investidores atraídos pela feira. “Temos a informação de que no período da Expoagro às vendas no shopping, em média, crescem em 30%. Também há um crescimento considerável no movimento nos hotéis e restaurantes devido ao grande número de pessoas que vêm de outras cidades e Estados para participar da Expoagro”, enfatiza o presidente do Sindicato Rural de Dourados.

SHOWS
A grade de shows desta edição da feira começa já no dia da feira com a dupla sul-mato-grossense Jads e Jadson, que em Dourados vão apresentar os grandes sucessos do novo álbum, ”Diamante Bruto”, lançado no início de fevereiro. Já no sábado dia 14, a dupla Matheus e Kauan, considerada uma das grandes sensações do sertanejo no momento, sobe ao palco da Expoagro.
Na quarta-feira, dia 18, a Expoagro vai receber o show da dupla de maior sucesso no país na atualidade. Jorge & Matheus vem a Dourados depois de dois anos para apresentar os grandes sucessos do novo trabalho da dupla, que inclui um repertório romântico e contagiante incluindo “Os Anjos Cantam”, “Ou soma ou some” e “Eu Sosseguei”. Essas canções estão entre as mais tocadas nas rádios de todo o Brasil. É o show mais esperado do ano e deve atrair gente de toda a região de Dourados. A Expoagro ainda terá os shows de Jota Quest, Anitta, Israel Novaes, Leo e Daniel Freitas e Simone e Simaria.
A feira do agronegócio vai contar ainda com a programação tradicional, como leilões, julgamentos de raças, além dos eventos voltados a discussão de temas pertinente as mais diversas vertentes do setor agrícola na região, além de eventos culturais que atraem as famílias para passear pelos estandes e lanchonetes. Outra vertente importante é a oportunidade para transferência de tecnologias, com efeito mercadológico eficiente.
BEBIDAS
Neste ano, a Expoagro também terá um esquema de segurança mais rigoroso para barrar a venda e consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos. “A pedido do juiz da Infância e Juventude, vamos tomar várias medidas para evitar o consumo de bebida por menores. A venda só será feita dentro dos restaurantes e em áreas restritas e controladas”, afirmou Damália, que anunciou reforço na segurança interna do parque.