Secretários recebem lideranças para alinhamento de ações de sustentabilidade na pecuária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

 

gtps-reuniao 110416
Na pauta o alinhamento entre as ações do Executivo Estadual e as proposições do GTPS para melhorar a cadeia da pecuária bovina brasileira. (Foto: Chico Ribeiro).

Os secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, receberam na tarde desta segunda-feira (11) representantes do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). Estiveram na Governadoria o presidente do Conselho Diretor do GTPS e diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, a coordenadora executiva do Grupo, Beatriz Fonseca Domeniconi, e o tesoureiro da entidade e presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini.

Na pauta da reunião, o alinhamento entre as ações do Executivo Estadual e as proposições do GTPS, uma entidade formada por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia da pecuária bovina brasileira, tais como indústrias, produtores, varejistas, fornecedores de insumos, centros de pesquisa e universidades. O objetivo é debater práticas e padrões a serem adotados pelo setor que contribuam para o desenvolvimento da viabilidade econômica aliada à sustentabilidade da pecuária brasileira. “Sabemos dos projetos que o Governo do Estado tem para o setor agropecuário, como o Terra Boa, que vai recuperar dois milhões de hectares de áreas degradadas. São iniciativas que vêm ao encontro da proposição do GTPS não só pelo fomento que trazem à produção pecuária como por seu caráter sustentável”, avaliou Ruy Fachini.

O secretário Riedel mencionou, também, a participação do Governo do Estado no Programa Estado Carbono Neutro, desenvolvido em parceria com a Embrapa com objetivo de reduzir e mitigar as emissões de gases de efeito estufa. O programa também tem participação da WRI Brasil, uma instituição internacional que trabalha com poderes públicos e empresas privadas na formulação de políticas e ações de baixo carbono. “Os projetos desenvolvidos para o setor agropecuário estadual estão dentro dos princípios da sustentabilidade”, afirmou. (Da Assessoria do Estado).