Redução de crédito ao produtor pode afetar produtividade das lavouras

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

 

O resultado do levantamento realizado pela Fiesp e OCB sobre crédito, denominado Sondagem de Mercado do Agricultor, realizado em julho, que apontou que o produtor deverá entrar com 35% de capital próprio no financiamento da safra 2015/16 traz consequências para a lavoura. O estudo mostra, entre outras coisas, que o aperto do crédito vai afetar a dosagem de fertilizantes a ser utilizado pelo produtor.

Assim como toda cultura agrícola, a produtividade da cana está diretamente relacionada aos níveis nutricionais e disponibilidade de água, além do tipo de solo e dos tratos culturais praticados durante seu ciclo produtivo, comenta Marcos Kashiwa, técnico da MBF Agribusiness.

“A redução nos níveis de adubação, se associada à redução em tratos culturais (controle de plantas daninhas e de pragas), impactará diretamente na produtividade e longevidade da lavoura em decorrência da degeneração do padrão da mesma”, continua Kashiwa.

Segundo Kashiwa, a redução da adubação pode afetar também o subdesenvolvimento das lavouras e causar seu consequente enfraquecimento, tornando-as mais suscetíveis à pragas e doenças.

Além disso, a redução no controle de plantas invasoras implica em concorrência nutricional além da elevação do banco de sementes, o que demandará operações futuras mais intensas no controle das invasoras.

Essa dificuldade na obtenção de créditos a taxas mais atrativas aliada à alta nos preços de insumos, obriga o produtor a rever seu planejamento agrícola, mesmo que isso venha a incorrer em queda da produtividade o que prejudicará o seu caixa.

Comprar produtos atrelados ao dólar, com a atual cotação, não é garantia de conseguir repassar nos produtos na nova safra, pois a tendência é a moeda se estabilizar em um patamar menor que o atual, salienta Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness.

Para resolver a questão de financiamento da cana-de-açúcar, a Organize, consórcio empresarial que chega forte ao mercado, está encabeçando um projeto junto a grandes empresas de químicos e adubos, que deverá ser anunciado em breve.