Produção de leite cai 12,48% nos três primeiros meses do ano em MS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

O volume de leite captado em Mato Grosso do Sul teve uma queda nos três primeiros meses desse ano. O levantamento foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que notificou 12,48% de produção de leite a menos que no mesmo período do ano passado. 

No primeiro trimestre de 2022, foi produzido um total de 43,18 milhões de litros de leite, mas em 2021, o total foi de 50 milhões de litros. 

Um dos possíveis fatores para a diminuição são os altos custos de produção. “A menor captação de leite em 2022 indica a menor produção no campo, e pode ser o reflexo dos altos custos de produção, principalmente dos insumos que compõem a alimentação animal, como farelo de soja e milho”, explica a analista técnica do Sistema Famasul Fernanda Oliveira.

Por outro lado, o valor médio do leite pago pelo produtor rural aumentou. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepa) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o crescimento foi de 14,55%. No primeiro trimestre de 2022, foram R$ 1,96 por litro, enquanto no mesmo período do ano passado, o valor era de R$ 1,71 por litro de leite.