Piscicultores recebem orientações sobre a 12ª Festa do Peixe de Dourados nesta terça

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

 

Evento acontece de 23 a 27 deste mês e a expectativa de comercialização é de 20 toneladas de pescado

 

festa-peixe_0703 01
Produtores já se preparam para mais uma edição da Festa do Peixe. (Foto: Assecom/Arquivo).

Nesta terça-feira, dia 07/03, pela manhã acontece a primeira reunião entre a equipe técnica e os 12 produtores selecionados para fornecer peixe ao natural (insensibilizado) na 12ª Festa do Peixe, que acontece este ano entre os dias 23 e 27 de março no parque ambiental Primo Fioravante Vicente (Rego D´Água), no Jardim Água Boa.

Nesta reunião serão discutidos aspectos do abate, transporte e da comercialização do pescado, que será oferecido aos moradores de Dourados e região. A previsão é de que em torno de 20 toneladas de peixes das espécies pacu, pintado e tilápia sejam vendidos durante o evento.

Participam da reunião técnicos da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), do Frigorífico Pescado Pantanal, que vai abater os peixes, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e da Secaf-Apoms. Aspectos técnicos para garantir um produto de alta qualidade na mesa do consumidor serão discutidos na reunião.

 

A festa

A festa, promovida pela Prefeitura, é apoiada por vários parceiros, entre elas a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae, Governo do Estado e Governo Federal.

É uma das mais tradicionais de Dourados e atrai também turistas da região. Na edição do ano passado em torno de 30 mil pessoas passaram pelo Parque Primo Vicente.

A parte cultural terá shows, eventos esportivos e praça de alimentação. Haverá ainda feira de produtos hortifrutigranjeiros e da economia solidária.

A proposta do prefeito Murilo é fazer uma festa tão bonita como as dos últimos anos, porem agregando ainda mais opões para a família.

A grande atração da festa é o torneio de pesca. Milhares de pessoas se aglomeram ao redor do lado tentando fisgar o maior exemplar de peixe. A pesca acontece por categoria, infantil, parapesca, e adulto e a premiação para os melhores pescadores é muito boa. (Da Assessoria).