Estado entra no período de vazio sanitário da soja por 90 dias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print
05/7/2017- Brasília- DF, Brasil-Fiscalização do vazio sanitário da soja é intensificada Planaltina, Com o início do vazio sanitário da soja, período em que os produtores devem eliminar as plantas vivas do cultivo, a fiscalização foi intensificada. Desde 1º de julho, equipes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural podem aplicar multas a quem descumprir a medida. Foto: Tony Winston/Agência Brasília/FotosPúblicas

O vazio sanitário da soja teve início oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 15 de junho. No período de 90 dias fica proibido o cultivo do grão, sob risco de penalidades.

A campanha realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), tem a parceria da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio) no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro ou até mesmo fora dele.

O vazio sanitário é crucial para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, sendo a doença de maior expressão da cultura da soja.

O titular da Semagro, Jaime Verruck lembra que o Estado tem mantido uma parceria muito profícua com o setor produtivo através das instituições que os representam, citando a Famasul, Aprosoja e os sindicatos rurais em todo o Estado. Para ele, no momento vivido com a pandemia é fundamental que essas alianças estejam fortalecidas para que a produção não seja descontinuada em nenhum setor e o alimento chegue a mesa do consumidor.