
Dênes de Azevedo
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, anunciou nesta quinta-feira, dia 27, que a expectativa de faturamento na 53ª Expoagro de Dourados é de mais de R$ 100 milhões e pode chegar a R$ 150 milhões. “Isso em valores reais”, disse o presidente. A abertura oficial acontece no dia 13 de maio, às 10h, no auditório do Sindicato Rural com a presença de autoridades estaduais e nacionais.
O presidente, ao lado dos parceiros, apresentou a programação da exposição, que acontece de 12 a 21 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. “Estamos num ano de supersafra, mas com preço desafasado. Mesmo assim e com o período de crise acredito em bons negócios na Expoagro porque as pessoas precisam renovar a frota de máquinas e investir na agropecuária”, afirmou Lúcio.
A diretoria do Sindicato Rural de Dourados, que promove a feira, apresentou como destaques deste ano o Encontro de Jovens do Agronegócio, o Encontro Mulheres de Negócios, o Dia de Campo do Programa Mais Leite, o Projeto Fazendinha, que este ano apresenta resultados, tendo inclusive o concurso de redação, que envolve os estudantes de Dourados.
A previsão é de 80 expositores, que ocuparão uma área de 20 há do parque. Lício afirmou que será uma grande feira, com bons leilões, exposição de animais, inclusive cavalos, bons shows musicais, prova de Laço Comprido e ainda palestras e seminários importantes. Haverá também uma sessão de homenagens para personagens do agronegócio, feita pela Câmara de Vereadores.
O presidente falou também da questão da segurança. Este ano o Sindicato contratou uma empresa de segurança no trabalho para acompanhar todas as obras e instalações temporárias durante a exposição.
Exposhopping
A Exposhopping, queacontece no Pavilhão Aced, dentro do parque este ano acontece com o nome Exposhopping Avenida, por conta de uma parceria realizada com o Shopping Avenida Center.
Este ano, segundo a presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Elizabeth Salomão, as novidades são um espaço gourmet, em parceria com a Unigran, uma vitrine com participação de mais de 20 lojas do shopping, uma feira de produtos regionais, em parceria com o Sebrae/MS e a uma feira de artesanato, em parceria com a Rede de Economia Solidária.
Participaram da apresentação da feira o vice-prefeito Marisvaldo Zeuli, que ressaltou que a Expoagro será um evento na altura que Dourados merece, e a presidente da Câmara de Dourados, Daniela Hall, que destacou a importância da homenagem que os vereadores farão aos produtores.
A programação
A programação está disponível no aplicativo Solutudo, inclusive por meio do celular. No total serão mais de 20 palestras, simpósios e eventos setoriais. O aplicativo está disponível para plataforma Windows, Android e IOS.
Sobre o acesso de menores ao Parque de Exposições durante a Feira, o primeiro-secretário do Sindicato Rural, Paulo César Barbosa Vieira lembra que, a exemplo do ano passado, estes não terão acesso às áreas onde haja consumo de bebidas alcoólicas. Ele também falou sobre o direito da meia-entrada e garantiu que o estudante poderá utilizar qualquer comprovante de matrícula da escola para ter acesso ao benefício. Apenas a carteirinha da universidade não vale. Pode ser comprovante de matrícula, pagamento de mensalidade ou declaração da universidade.
A organização da Expoagro também lembrou que o acesso ao Parque de Exposições durante a Feira será cobrado apenas nos dias de shows, após as 18h. Para todas as outras programações, o acesso é gratuito.
Sobre a Expoagro
A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UEMS, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.