11 mil produtores capacitados na 55ª Expoagro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print
Fórum de desenvolvimento da suinocultura atraiu produtores e profissionais da área nesta sexta-feira (17) na 55ª Expoagro. (Foto: Divulgação).
Fórum de desenvolvimento da suinocultura atraiu produtores e profissionais da área nesta sexta-feira (17) na 55ª Expoagro. (Foto: Divulgação).

Pelo menos 11 mil pessoas, entre produtores rurais, consultores e profissionais da área, participaram nos últimos dias da programação técnica da 55ª Expoagro, realizada em Dourados desde o dia 10 de maio. Com uma programação diversificada, atendendo a todas as áreas do agro, a feira atraiu um grande público para os simpósios, oficinas e dias de campo realizados ao longo da feira.  Toda a programação técnica foi gratuita e quem participou teve a oportunidade de conhecer as novidades do setor com profissionais gabaritados. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro segue até amanhã (19) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Ângelo Ximenes, vice-presidente do Sindicato Rural de Dourados e responsável pela programação técnica, reforça a importância da capacitação e da constante atualização do produtor rural e dos profissionais que atuam na área. “A gente sabe a importância do conhecimento técnico. Cada vez mais, aumenta a necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas para ter mais produtividade aliada à redução dos custos”, comenta ele.

Nesta sexta-feira (17), pelo menos 450 pessoas participaram do 3º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura do MS, realizado pela ASUMAS (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores) com o Sindicato Rural de Dourados. O evento contou com a presença de autoridades da área, que debateram desde a gestão até o uso de energias renováveis nas granjas.

“A nossa intenção é sempre somar. Os fóruns anteriores foram bons e o terceiro superou nossas expectativas e está se tornando o maior evento técnico dentro da Expoagro. A maior parte da suinocultura é aqui na região sul do Estado, mas nossos produtores são engajados. Vieram os daqui e também os de outras regiões do Estado. Os suinocultores são unidos e por isso o sucesso do evento”, comemora Alessandro Boigues, presidente da ASUMAS.

Programação técnica

Nos últimos anos, a direção do Sindicato Rural de Dourados vem investindo pesado na programação técnica da Expoagro, que cada vez mais se consolida como um evento técnico de extrema relevância para o Mato Grosso do Sul. No total, foram mais de 80 eventos que debateram as mais diversas áreas da cadeia produtiva, integrando os produtores e investindo na capacitação e atualização do homem do campo em busca de aprimoramento da produção.

Somente os dias de campo do Projeto Fazendinhas, por exemplo, capacitou mais de 900 agricultores nas áreas de piscicultura, produção de leite e hortifruti. O Projeto foi criado há 18 anos com o objetivo de ocupar o espaço do Sindicato Rural para a oferta de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas do setor agrícola.

A feira também promoveu mais uma edição do Ciclo de Palestras “Direito & Agronegócio”, com 12 palestras sobre questões jurídicas ligadas ao agronegócio. As temáticas atraíram produtores rurais e profissionais do direito, contabilidade e agronomia.

Também durante a 55ª Expoagro, foram apresentados os resultados da Safra 2018/2019 pela Fundação MS, além de simpósios de agricultura, agricultura familiar, ovinocultura e palestras nas mais diversas áreas.

A programação da 55ª Expoagro também incluiu julgamento da raça Nelore, provas de Laço Comprido e Ranch Sorting além de leilões. Até domingo (19), o visitante da feira pode visitar as exposições de animais, as provas esportivas e conhecer os estandes comerciais.

Neste sábado (18) acontece ainda o show da banda Vokalika e da dupla Bruno & Marrone, encerrando a programação de cinco noites de shows na 55ª Expoagro.

A entrada no Parque de Exposições é gratuita até às 18h. Neste sábado, a cobrança será feita a partir deste horário e no domingo, a entrada será franca.

Sobre a Expoagro

A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.