Dica de investimento: Vinte e três franquias online e baratas para 2019

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print
Apesar da categoria de franquias virtuais ainda ser tímida no franchising brasileiro – em 2017, 0,01% das unidades ativas adotavam esse modelo. (Foto: Divulgação).
Apesar da categoria de franquias virtuais ainda ser tímida no franchising brasileiro – em 2017, 0,01% das unidades ativas adotavam esse modelo. (Foto: Divulgação).

As franquias baratas estão na mira dos investidores e devem continuar em alta em 2019. Se você busca por opções de baixo investimento, as franquias virtuais podem ser a escolha certa: a maior parte dos modelos nesse segmento são franquias online baratas.

Caracterizadas por ter uma operação que pode ser realizada inteiramente ou pelo menos em grande parte via internet, por meio de plataformas virtuais, as franquias online podem se encaixar em diferentes setores, seja em serviços ou no varejo de produtos.

Por conta do sistema de operação, essas franquias tendem a ter uma estrutura bastante simplificada, o que é refletido no valor de investimento inicial. As franquias online geralmente não exigem instalação de ponto comercial, nem equipamentos caros ou investimento em estoque. Os franqueados podem trabalhar em casa, contando apenas com computador, tablet ou smartphone e uma boa conexão à internet.

“Nos últimos anos, com o alto índice de desemprego, muitas pessoas buscaram negócios com baixo investimento e o mercado de franquias online cresceu”, afirma Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP.

Apesar da categoria de franquias virtuais ainda ser tímida no franchising brasileiro – em 2017, 0,01% das unidades ativas adotavam esse modelo, segundo relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – o bom desempenho do mercado online impulsiona as operações virtuais em franquias.

De acordo com dados do estudo Webshoppers, realizado pela Ebit, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 7,5% em 2017, registrando um faturamento de 47,7 bilhões de reais. O dado mostra que a população já aderiu aos canais virtuais para fazer compras e outros negócios e que, cada vez mais, novos consumidores adotam o e-commerce. Em 2017, mais de 55 milhões de pessoas fizeram compras em lojas virtuais, um aumento de 15% em relação ao registrado em 2016. O número de pedidos superou os 111 milhões.

Para este ano, as expectativas também são positivas. A Ebit estima que o e-commerce brasileiro deve faturar cerca de 53,5 bilhões de reais em 2018, levando o setor a um crescimento de 12%.

Na hora de escolher, as opções de franquias online baratas são diversas. É possível optar por modelos de loja virtual, franquias de marketing digital, franquias de software, de serviços, de negócios e até mesmo franquias de educação, com possibilidade de aulas por meio de chamadas de vídeo, por exemplo.

“É preciso fazer uma avaliação do trabalho da franqueadora, para entender bem qual suporte receberá e a satisfação dos franqueados atuais daquela rede. O importante é entender a experiência da franqueadora e o quanto a marca é conhecida, o que ajudará no processo de venda. Aí é buscar a franquia com produto que mais o agrada para investir”, aconselha Mércia.

Perfil de quem investe em franquias online

A maior parte das franqueadoras do segmento não exigem uma formação específica ou experiência prévia dos candidatos a franqueados. Ainda assim, é preciso ter um perfil adequado para investir em franquias online baratas.

De acordo com Mércia, “para empreender em uma franquia online o investidor deve ter facilidade com informática e acesso a boa internet. Deve ser uma pessoa organizada e com auto motivação, para buscar melhores resultados sempre”.

Considerando que nessa área é comum encontrar franquias home based, a capacidade de organização é indispensável para o sucesso do negócio. O franqueado vai trabalhar em casa, sozinho, o que significa que seus resultados vão depender principalmente do tempo dedicado ao negócio. É preciso criar uma rotina de trabalho saudável, respeitando as tarefas profissionais e se engajando em atividades de divulgação para garantir uma prospecção constante de clientes – algo essencial em negócios que não contam com um ponto comercial.

“Como todo negócio, é necessário entender bem da área em que irá atuar. É lógico que a franqueadora oferecerá treinamento, mas as franquias online podem ser dos mais diferentes segmentos. Deve-se estudar o tempo necessário de trabalho para obter a rentabilidade esperada e ter em mente que trabalhar como um empresário não tem garantia de salário no final do mês e, portanto, é preciso ter capital de giro para usar se necessário”, aponta Mércia.

Mércia lembra ainda que quem quer entrar no mundo das franquias online baratas também deve avaliar se tem boas habilidades comerciais e de comunicação com pessoas. “Estas franquias podem ser de prestação de serviços ou de venda de produtos, mas sempre haverá um trabalho de venda e contato com clientes que o franqueado deve considerar”, explica a consultora.

Opções de franquias online baratas

A seguir você confere algumas opções de franquias online baratas. São redes com destaque para operações virtuais e que têm investimento inicial de até 40 mil reais. Os dados de investimento são informados pelas empresas ou divulgados pela ABF.

1 UGuia

A UGuia reúne em uma única plataforma funcionalidades de sites de buscas com serviços de publicidade, oferecendo soluções de marketing para empresas. Aos franqueados, a marca disponibiliza um modelo de franquia home office, com possibilidade de instalação de uma unidade por município.

Investimento total: R$ 499 a R$ 3,9 mil
Taxa de franquia: R$ 499 a R$ 3,9 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 3 mil a R$ 7 mil
Prazo de retorno: 2 a 6 meses

Trust Intercâmbio

A Trust é uma rede de franquias especializada em intercâmbio e turismo, trabalhando com pacotes para diversos destinos no mundo. A franqueadora oferece dois modelos de microfranquias online (que podem ser só de turismo ou de intercâmbio e turismo), além de franquias store in store e de loja.

Investimento total: R$ 3,5 mil a R$ 55 mil
Taxa de franquia: R$ 3,5 mil a R$ 25 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 150 mil
Prazo de retorno: 3 a 48 meses

Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens trabalha exclusivamente com modelo de franquia online. Dessa forma, o franqueado conta com uma agência de turismos que funciona todos os dias da semana e faz os atendimentos ao cliente por meio de plataforma virtual, com chamadas de voz ou vídeo.

Investimento total: R$ 3,95 mil
Taxa de franquia: R$ 3,95 mil
Royalties: 1% a 2%
Faturamento médio: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

HelpDigital

A HelpDigital é uma empresa especializada em soluções de TI para empresas – suporte de TI, redes, backup, virtualização, firewall, cloud, entre outros serviços. Aos franqueados, a rede disponibiliza três modelos de negócio: home office, office e loja física.

Investimento total: R$ 4,5 mil a R$ 12 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: R$ 850
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

SMS Digital

A SMS Digital é uma franquia especialista em soluções de mobile marketing para empresas, trabalhando com envio de mensagens com conteúdo publicitário, pesquisas digitais, captação de clientes, integração de sistemas, entre outras. Os franqueados atuam em sistema home office.

Investimento total: R$ 4,9 mil
Taxa de franquia: R$ 4,9 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Zupy

Zupy oferece soluções em mobile marketing e marketing digital para empresas, atuando com um modelo de cartão fidelidade completamente virtual, no qual consumidores e empresas conseguem fazer toda a gestão por meio da plataforma digital. As franquias são no formato home based.

Investimento total: R$ 4,9 mil
Taxa de franquia: R$ 4,9 mil
Royalties: R$ 350
Faturamento médio: R$ 6 mil a R$ 12 mil
Prazo de retorno: 3 meses

Valor Web

Especialista em marketing digital, a Valor Web presta serviços como desenvolvimento de sites, anúncios patrocinados e consultoria em mídias digitais. A franqueadora disponibiliza dois modelos de franquias home office, no qual os franqueados atuam principalmente com vendas e relacionamento com clientes. Além disso, há um modelo de máster franquia.

Investimento total: R$ 5,9 mil a R$ 75 mil
Taxa de franquia: R$ 5,9 mil a R$ 35 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 45 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Mídia do Pão

Mídia do Pão é uma franquia de publicidade em sacos de pão e outras embalagens ecológicas, como sacolas e jogos americanos. Um dos diferenciais da marca, que tem modelo home office, é proporcionar ao franqueado um ponto de venda na web, com amplo portfólio de produtos, para potencializar os resultados.

Investimento total: a partir de R$ 7,9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 7,9 mil
Royalties: R$ 362
Faturamento médio: R$ 7 mil a R$ 15 mil
Prazo de retorno: 1 a 4 meses

RH Franquia Online

A RH Franquia Online é uma rede especializada em serviços de recursos humanos, oferecendo soluções para empresas de diversos segmentos. Os franqueados podem operar em sistema home office ou instalar-se em sala comercial.

Investimento total: R$ 6,9 mil a R$ 19,9 mil
Taxa de franquia: R$ 6,9 mil a R$ 19,9 mil
Royalties: 5% a 10% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 2 a 6 meses

10 Brasil Nutri Shop

Brasil Nutri Shop é uma rede especializada na venda de suplementos, trabalhando exclusivamente com modelo de franquia online. Os franqueados atuam na parte de vendas, promovendo uma loja virtual exclusiva, e toda a parte de logística fica por conta da empresa.

Investimento total: R$ 9 mil
Taxa de franquia: R$ 9 mil
Royalties: 20% sobre custo do produto
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 12 meses

11Meu Lado Natureba

Com um mix de produtos que inclui produtos naturais e suplementos alimentares, a Meu Lado Natureba oferece aos investidores um modelo de franquia de loja virtual. Os franqueados trabalham em casa, sendo que estoque e envio de pedidos são realizados pela franqueadora.

Investimento total: R$ 9 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: 20% sobre a venda
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 10 meses

12 Dank Idiomas

A Dank Idiomas é uma franquia de escolas de idiomas que adota um formato de escola móvel: as aulas podem ser realizadas na casa dos alunos, em locais públicos ou via Skype. Por conta do modelo de operação, os franqueados podem operar em sistema home based.

Investimento total: a partir de R$ 9,9 mil
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil
Royalties: ½ a 1 salário mínimo
Faturamento médio: R$ 9,8 mil a R$ 22,8 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

13 Procob

A Procob oferece soluções no ramo de consultas cadastrais, proteção contra fraudes, informação para cobrança, recuperação de crédito, elaboração de mailing e negativação no Serasa. Todos os serviços são desenvolvidos em uma plataforma online estável e segura, com atuação nacional.

Investimento total: R$ 10 mil a R$ 60 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: 3% do faturamento
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 15 a 20 meses

14 Gigatron

A Gigatron é uma franquia de software que oferece sistemas de gestão para empresas de varejo, restaurantes e prestadores de serviços. As franquias podem ser home office ou de loja física.

Investimento total: R$ 10,5 mil a R$ 13,2 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 5 mil a R$ 6,5 mil
Prazo de retorno: 1 a 12 meses

15 Rede Site Fácil

Com modelo de franquia home office, a Rede Site Fácil presta serviços de marketing digital, desenvolvimento de sites, criação de identidade visual e logos, inbound e outbound marketing. A franqueadora busca por empreendedores que tenham interesse em atuar na internet, com oportunidades para todo o Brasil.

Investimento total: R$ 13,9 mil
Taxa de franquia: R$ 7,9 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 4 a 8 meses

16 Delivery Much

A Delivery Much é uma rede de franquias de aplicativos de delivery para restaurantes. Os franqueados trabalham na prospecção de restaurantes para o aplicativo, cuidando da área comercial, de marketing local e da gestão financeira do negócio.

Investimento total: R$ 17 mil a R$ 150 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: 3% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

17 Ceofood

O Ceofood é uma aplicativo de delivery de comida que tem como principal foco de atuação cidades pequenas e regiões periféricas. Com objetivo de reunir diversos tipos de restaurantes em uma única plataforma, os franqueados têm como principal atividade a prospecção de novos clientes.

Investimento total: R$ 20 mil a R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 80 mil
Royalties: R$ 300 ou 15%
Faturamento médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

18 Infiniti

A Infiniti é uma franquia online e home office que oferece uma solução diferenciada a empresas que desejam premiar seus funcionários: cartões de premiação e meios de pagamento para campanhas de incentivo. Os franqueados atuam com foco nas atividades de vendas.

Investimento total: R$ 20 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 500 mil
Prazo de retorno: 6 a 9 meses

19 Inoivando

A Inoivando é uma rede de franquias especializada em soluções e serviços de marketing digital para empresas e profissionais nas áreas de casamentos e eventos, trabalhando principalmente por meio de uma plataforma online. Os franqueados podem atuar em home office.

Investimento total: R$ 23 mil a R$ 42,5 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Royalties: 7% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

20 Social Lounge

A Social Lounge é uma franquia de redes sociais: os principais serviços prestados pela marca são mídias sociais, marketing digital e planejamentos personalizados conforme as necessidades dos clientes. As franquias são home based.

Investimento total: R$ 24 mil
Taxa de franquia: R$ 24 mil
Royalties: 20% do faturamento
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 15 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

21 Dr. Fiscal

Dr. Fiscal presta serviços de diagnóstico e planejamento tributário para empresas que se enquadram no Simples Nacional. Com modelo de franquia home office, a rede utiliza uma plataforma de serviços de computação em nuvem, processando todos os dados e projetos com auxílio de inteligência artificial.

Investimento total: R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 1 salário mínimo
Faturamento médio: variável
Prazo de retorno: 12 meses

22 Avec

Avec oferece modelo de franquia virtual home based apostando em serviços e soluções inovadoras em tecnologia para empresas do segmento de beleza e bem estar. Entre as soluções estão sistemas de gestão, desenvolvimento de aplicativos, meios de pagamento e marketplace.

Investimento total: R$ 26 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: R$ 300
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 3 meses

23 Guia-se

Especialista em marketing digital e negócios pela internet, a Guia-se oferece serviços como consultoria, criação de sites e lojas virtuais, links patrocinados, SEO e mídias sociais. No mercado desde 1997, a rede oferece um modelo de microfranquia que pode ser operado em home based.

Investimento total: a partir de R$ 39,9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 29 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

 

Daniela Moreira, do Guia Franquias de Sucesso