MS bate recorde com a abertura de quase mil novas empresas em janeiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

No mês de janeiro, 862 novas empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, número recorde para o mês, segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

O setor de Serviços lidera a abertura de novas empresas (579), seguido pelo Comércio (249) e Indústria (34).

Das 862 novas empresas abertas no Estado no período, 364 foram constituídas em Campo Grande; 98 em Dourados; 52 em Três lagoas; 23 em Sidrolândia; 22 em Chapadão do Sul; 19 em Corumbá; 17 em Nova Andradina; 17 em Ponta Porã; 13 em Maracaju e 13 em Paranaíba.

O ano passado já havia sido recorde no Estado, com mais de 10 mil novas empresas abertas de janeiro a dezembro, como avalia o titular da Pasta, Jaime Verruck.

“Nós fechamos o ano de 2023 com a marca de 10 mil novas empresas abertas em Mato Grosso do Sul, o quarto recorde, consecutivo, em toda a série histórica da Junta Comercial”, lembrou.

Segundo o Secretário, os números são um reflexo das ações do Governo Estadual, que implanta ferramentas para facilitar a abertura de empresas, como o MS Agiliza Empresas.

“Com a implantação do MS Agiliza Empresas, pelo Governo do Estado, os procedimentos de registro de empresas em Mato Grosso do Sul devem ficar cada vez mais simplificados e ágeis. Essa condição, aliada às políticas da administração estadual, de promoção do desenvolvimento econômico e de fomento ao empreendedorismo, proporcionam um ambiente de negócios cada vez mais atrativo e competitivo em nosso Estado”, finalizou Jaime Verruck.

Nivaldo da Rocha, presidente da Jucems, vê com otimismo o ano para o setor, e espera um novo recorde anual.

“A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul quebrou um novo recorde. Em janeiro de 2024, registrou o maior número de empresas abertas nos últimos anos. São 862 novas constituições. Isso implica em dizer que a política de desenvolvimento adotado pelo governo de Mato Grosso do Sul está certa e que isso tende a crescer cada vez mais. Entendemos que o ano de 2024 deverá ter o maior número de abertura de empresas do Mato Grosso do Sul. Isso valoriza o trabalho e a política de desenvolvimento efetuado pelos nossos gestores”, comentou Nivaldo da Rocha, presidente da Jucems.