Governo do Estado anuncia medidas para melhorar ambiente de negócios em MS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O governador Reinaldo Azambuja anuncia, nessa terça-feira (7), medidas no âmbito governamental que objetivam melhorar o ambiente de negócios no Estado. O evento acontece às 11h no auditório do Sebrae/MS, na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande. Estarão presentes, também, os secretários de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; e de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça.

As medidas que serão anunciadas e detalhadas no evento são: o Programa Estadual dos Pequenos Negócios – Propeq Dinamiza; o Projeto de Lei que institui o Estatuto da Micro e Pequena Empresa; o Decreto que sacramenta a Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica e o Programa Cidade Empreendedora. Essas medidas foram estudadas e elaboradas em conjunto com representantes do setor produtivo, sob coordenação do Sebrae/MS.

Resumo das medidas que serão anunciadas:

Propeq Dinamiza: iniciativa executada entre governo do Estado e Sebrae que fomenta as potencialidades de Mato Grosso do Sul, por meio da integração produtiva dos territórios e fortalecimento de governanças para a melhoria do ambiente de negócios e dinamização econômica dos municípios sul-mato-grossenses. Teve início em 2021 e segue em 2022, com investimento de R$ 10 milhões (50% Semagro e 50% Sebrae);

Estatuto da Micro e Pequena Empresa: será apresentado pelo governador o Projeto de Lei do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, que disciplina o tratamento diferenciado a ser dispensado às microempresas, empresas de pequeno porte e ao microempreendedor individual, no âmbito do estado. A iniciativa prevê a criação do fórum permanente das microempresas e empresas de pequeno porte de mato grosso do sul, que será responsável por formular e coordenar as políticas públicas para o desenvolvimento das pequenas empresas no Estado.

Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica: o decreto regulamenta a lei n. 5.626, de 17 de dezembro de 2020, que institui a Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica em Mato Grosso do Sul, estabelecendo normas para atos de liberação de atividade econômica e análise de impacto regulatório, com o objetivo de reduzir a burocracia para empresários e interessados em empreender em Mato Grosso do Sul.

Cidade Empreendedora: no ciclo 2021-2022, o programa é executado pelo Sebrae em parceria com as prefeituras municipais em 22 municípios sul-mato-grossenses, com o objetivo de transformar a economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. O programa desenvolveu 22 planos de desenvolvimento econômico – um para cada cidade, de acordo com a realidade de cada município, incluindo ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local.