Em MS, Receita paga R$ 6,6 milhões no último lote de restituição do Imposto de Renda

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A Receita Federal paga, nesta quinta-feira (30), o último lote de restituição do Imposto de Renda Física (IRPF) deste ano.

Neste lote, foram contemplados 5.102 contribuintes de Mato Grosso do Sul, totalizando o montante de R $ 6.657.325,35.

Consulta ao lote foi aberta no dia 23 de setembro.

O crédito bancário é realizado na conta informada durante a declaração do imposto.

O pagamento será para contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, e aos que entregaram o documento com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

Também recebemos neste lote os contribuições que têm prioridade legal, sendo idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda física ou seja magistério.

No Estado, são 3.500 restituições referentes ao último lote de 2021, pago em setembro, sem valor de R $ 5.315.044,40, e outras 1.602 restituições, relacionadas a exercícios anteriores, sem total de R $ 1.342.281,95, que totaliza as 5.102 declarações, sem valor de R $ 6.657.325,35.

A partir do próximo mês, o Fisco só liberará como restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

Em todo o Brasil, 358.162 contribuintes receberão a restituição neste lote, totalizando o valor de R $ 562 milhões.

Consulta

Para saber se teve uma declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal . 

No endereço eletrônico, basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. 

Na consulta também é possível ver se há inconsistências de dados identificados pelo processamento. 

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar como inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda o aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones que facilita uma consulta às declarações do RI e à situação cadastral no CPF. 

Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.

Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para uma Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais) localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. 

O contribuinte também pode fazer o agendamento no site do BB.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o requerimento por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.