MS receberá 20 mil testes de antígeno para detecção rápida de Covid

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Mato Grosso do Sul irá receber 20 mil testículos de antígenos, para detecção rápida e precoce de Covid-19. Os testes serão encaminhados para municípios mais afastados no interior do Estado.

Informação foi repassada nesta segunda-feira (8) pela secretária adjunta de Saúde do Estado, Christine Maymone.

De acordo com o médico infectologista e pesquisador Júlio Croda, os testes de antígenos são semelhantes ao teste rápido, mas permite a detecção do vírus ativo em até 15 minutos.

“É um teste rápido, só que detecta o antígeno ao contrário do anticorpo”, explicou.

Conforme Christine, esse tipo de teste é importante para detectar o vírus nos primeiros dias, mais especificamente até o 8º dia de infecção, e isolar rapidamente o paciente, quebrando a cadeia de transmissão.

“O teste rápido mostra o anticorpo, os soldadinhos que o organismos produzemiu, mas só a partir do 8º dia e já não é o momento ideal de pegar o paciente. Agora temos de antígenos, que vão fazer o diagnóstico até o 8º dia”, explicou uma secretária.

Pela rapidez do diagnóstico, os testes serão encaminhados para municípios pequenos e mais distantes, que têm restrições para encaminhar os colhidas em outros tipos de testes para análise em Campo Grande.

“Vamos receber e entregar para os municípios mais distantes, aqueles que têm dificuldade de coletar uma ou duas pessoas e ter motoristas todo dia para trazer amostra coletada para o Lacen”, ressaltou.

“Se conseguir identificar uma doença o mais rápido possível, que é altamente contagiosa, você controla melhor a doença porque isola a pessoa. Com essa nova variante é muito pior, porque é duas vezes mais contagiosa”, afirmou Christine.

“O diagnóstico precoce é mais importante hoje do que antigamente, precisamos fazer o diagnóstico precoce, isolar essa pessoa e monitorar para quebrar a cadeia de transmissão”, acrescentou.

Com esses testes, aliados aos testes que já são realizados, o rápido e o RT-PCR e com os drive-thrus, expectativa é conseguir diagnosticar com mais eficiência, isolar e monitorar o paciente e identificar ir atrás dos contatos, diminuindo a transmissão da doença.

Os testes rápidos do tipo antígenos são realizados por meio de coleta nasal. Ele detecta uma proteína do vírus e identificação o início da infecção, que torna o diagnóstico mais relevante para a diminuição do contágio.

Após a coleta, o resultado fica pronto entre 15 a 20 minutos.

Pela facilidade em ler o resultado, sem necessidade de envio, ele é mais recomendado para locais remotos. 

Boletim

Mato Grosso do Sul soma 188.267 casos confirmados e 3.469 mortes por Covid-19.

Atualmente, o Estado vive a situação mais crítica desde o início da pandemia, segundo a secretária adjunta.  

Nesta segunda-feira, Mato Grosso do Sul bateu novamente o recorde de internações, com 724 pessoas internadas nos hospitais do Estado. Campo Grande e Dourados já têm mais de 100% dos leitos ocupados.

Apenas nas últimas 24 horas, foram confirmados 652 novos casos e 25 óbitos pela doença. 

Taxa de letalidade é de 1,8%.