
Da redação
Dados do Tesouro Nacional e do Banco Central divulgados na semana passada pelo jornal Folha de São Paulo mostram que Mato Grosso do Sul aparece como o oitavo Estado mais endividado do país. Conforme a publicação, a dívida do Estado atingiu 94% da receita anual de 2015.
Mato Grosso do Sul está com nível alto de dívida, mas a situação é mais favorável do que em outros sete Estados. Por aqui, a crise financeira não é novidade. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2015, tem dito que a situação é crítica.
No ano passado, fez um mutirão de corte de gastos em cada secretaria para otimizar os recursos e aumentou os principais impostos, como ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre a propriedade de Veículo automotor).
O estudo apresenta ainda que Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking, com percentual que passa dos 200% e acarreta em penalidades, como a impossibilidade de contrair novos débitos. Os estados são os que mais sofrem financeiramente com a queda na arrecadação federal, devido a crise.
O nível de endividamento resulta em problemas financeiros para os estados. O levantamento mostra que, praticamente todos sofrem algum tipo de fragilidade fiscal, seja queda na receita, contas no vermelho, endividamento ou gastos com pessoal em excesso.