O Governo do Estado prepara um pacote de investimentos em infraestrutura de aproximadamente R$ 2,7 bilhões para melhorar a logística de Mato Grosso do Sul. O anúncio do investimento foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quarta-feira (20), durante a abertura do Circuito InterCorte em Campo Grande – evento itinerante que debate a cadeia produtiva da carne nos principais polos de produção pecuária do Brasil. Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, acompanhou o governador durante a cerimônia que aconteceu no Centro de Convenções Albano Franco.
Segundo o governador, o programa será lançado nas próximas semanas. Ele adiantou que a intenção é fortalecer os ramais rodoviários, hidroviários e ferroviários de Mato Grosso do Sul. “Vamos melhorar nossa logística para aumentar muito a competitividade dos nossos setores produtivos”, falou.
Durante a abertura do Circuito InterCorte em Campo Grande, Reinaldo ainda salientou ações do Governo do Estado que impactam de forma positiva a produção agropecuária sul-mato-grossense. Entre elas o lançamento do Programa Terra Boa, que promove a recuperação de pastagens degradadas para a produção, e a adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que dá a possibilidade de produtos de Mato Grosso do Sul serem comercializados em todo o País.
Sobre o InterCorte, Reinaldo falou da importância do evento que debate a cadeia produtiva da carne de ponta a ponta, “fortalecendo o elo do Brasil real, da pecuária, que tem se desenvolvido e feito a economia do País crescer, diferente de outros setores”.
Para o titular da Semade, os três eventos que acontecem paralelamente – InterCorte (conjunto de seminários para discutir o mercado), Beef Week (para fortalecer os pequenos negócios no âmbito do PROPEQ) e pecuária sustentável, contribuem para o adensamento da cadeia produtiva da carne do estado. “O projeto da pecuária Carbono Neutro se propõe a mostrar que o estado tem condições de oferecer carne de qualidade. Quando olhamos para o mercado exportador, que possui grandes nichos, MS caminha para o específico da carne de sustentável – hoje esse é o caminho estratégico de Mato Grosso do Sul”, destacou.