Dênes de Azevedo
A Azul Linhas Aéreas, única empresa a operar em Dourados hoje, deve aumentar em uma frequência de ida e volta a oferta de voos entre Dourados e São Paulo (Viracopos-Campinas). É que no dia 4 de setembro a empresa retoma a operação do voo noturno e sem excluir nenhum dos voos diários.
Assim, a cidade ficará com 3 voos de segunda a sexta-feira (chegada e partida), duas partidas e uma chegada no sábado e duas chegadas e uma partida no domingo. O aumento da oferta de assentos deve suprir o final do voo da Passaredo, que deixou de operar em Dourados no dia 20 de junho. Em crise financeira, não há expectativas de que a companhia volte.
Com relação aos voos no dia, a Azul solicitou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) uma pequena alteração de horários, que passarão a vigorar, caso aprovada, a partir do dia 4 de setembro.
Os voos ficarão assim:
Voo da manhã
Campinas 08h10 – Dourados 09h30 – Segunda a Sexta
Dourados 09h55 – Campinas 13h00 – Segunda a Sexta
Voo da tarde
Campinas 16h00 – Dourados 17h25 – Segunda a Sexta
Dourados 18h05 – Campinas 21h15 – Segunda a Sexta
Voo noturno
Campinas 21h40 – Dourados 23h – Domingo a Sexta
Dourados 03h20 – Campinas 06h25 – Segunda a Sábado
Somente aos sábados
Campinas 14h25 – Dourados 17h40
Dourados 16h10 – Campinas 19h15
Somente aos Domingos
Campinas 12h30 – Dourados 13h45
Dourados 14h15 – Campinas 17h25
Com as mudanças, a partir de 4 de setembro, a Azul passa a disponibilizar 210 assentos diários para embarque em Dourados, de segunda a sexta-feira. Os voos são feitos na aeronave ATR 72, de 70 assentos, fabricada pela Arbus/Alênia. O ATR 72 é uma aeronave muito segura e de alta tecnologia, porém como é desenhada para operar em pistas curtas e em condições extremas (por isso tem asa alta), voa mais lento, em torno de 500 km/hora em cruzeiro. Assim voo entre Dourados e Campinas dura quase duas horas.
Há uma possibilidade de que a companhia possa empregar a aeronave Ejet195, de 118 assentos, fabricada pela Embraer, nos voos do dia e para operação visual. Essas aeronaves podem ser empregadas em pista semelhante à de Dourados, de 1.980 metros de cumprimento por 30 metros de largura. Mas vale lembrar que um pedido anterior para o uso desse avião foi negado pela Anac. O Ejet195 voa a 850 km/hora em cruzeiro, o que encurtaria bastante a viagem. Desta forma o voo demoraria pouca coisa mais que uma hora.
A Azul tem em Campinas o seu principal hub (centro de distribuição) de voos. Desta forma o morador de Dourados e região pode pode acessar pela empresa mais de 150 destinos no Brasil e exterior, incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia.
A operação das outras companhias que atuam no Brasil (Gol, Latam e Aviança) somente com um aeroporto novo. Essas empresas operam com Boeng (737 acima) e Arbus (A318 acima) que precisam de melhor estrutura para pouso e decolagem.
A Prefeitura de Dourados aguarda recursos do Programa Nacional de Aviação Regional para ampliar a pista, melhorar os sistemas de navegação e segurança e ainda construir um novo terminal de passageiros.
O presidente em exercício Michel Temer promete manter o projeto da Aviação Regional, mas readequando-o para a realidade do Brasil. Assim, de 170 aeroportos, receberão reforma apenas 41. Espera-se que Dourados esteja nesta lista.