
Dênes de Azevedo
A preparação do pessoal militar para a liderança e a qualificação profissional e para a vida foram um dos destaques na gestão de dois anos do general Rui Yutaka Matsuda no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. A avaliação é do general Paulo Humberto Cesar de Oliveira, comandante do CMO (Comando Militar do Oeste).
“Matsuda rediscutiu as rotinas e sistemas da Brigada, implementando práticas focadas na preparação do pessoal”, disse o general de exército, durante a troca de comando na Brigada, sábado, 23. O general Matsuda passou o comando para o general de brigada Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho, que vem de uma unidade de Aviação do Exército, em Taubaté (SP). Matsuda vai para a Diretoria de Pessoal do Comando do Exército, em Brasília.
A Brigada implantou uma sessão de projetos, que planeja e realiza a capacitação do pessoal militar. Uma das ações é preparar os reservistas (soldados incorporados que cumprem o serviço militar por um ano) para sair do Exército já com uma profissão. É um projeto pioneiro, que colocou a Brigada de Dourados em destaque entre as grandes unidades brasileiras do Exército.
Na avaliação do comandante militar do Oeste, a 4ª Brigada, que já era uma unidade importante do Exército, ganhou ainda mais importância a partir da instalação do projeto polo do Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteira).
O general Paulo Humberto disse ainda que Matsuda modernizou a gestão da Brigada. Nesse sentido ele destaca os convênios firmados com Senac, UFGD, Unigran, Sesc, IFMS, Aced e Prefeitura (Semdes), que possibilitaram o oferecimento de cursos profissionalizantes aos militares. “Matsuda modernizou a gestão e economizou recursos, elevou a disciplina e o espírito de companheirismo”, afirmou o general Paulo.
PESSOAS
No discurso de despedida de Dourados o general Matsuda fez um discurso focado nas pessoas. Ele agradeceu as instituições já mencionadas, que ajudaram a Brigada a investir na capacitação profissional e pessoal da tropa. “O Senhor [Deus] me deu mais um presente: acredite nas pessoas e nas organizações de pessoas que querem ajudar e promover o melhor para o povo”, disse.
Matsuda afirmou também que o Sisfron será um projeto vencedor. Agradeceu à imprensa no seu papel de comunicar e socializar; agradeceu e elogiou a Tropa (militares integrantes da Brigada) e ainda lembrou do momento vivido pelo Brasil hoje: “Vivemos um momento em que o país sofre; precisamos pensar no país. As pessoas são os bens mais valiosos da nação”, afirmou.
O general destacou, além do Sifron e das parcerias para qualificar a tropa, das operações do Exército no apoio à sociedade, entre elas a Operação Dourados, por ocasião dos conflitos entre brancos e índios na fronteira, e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por fim, afirmou que fez bons amigos em Dourados. “A melhor maneira de se fazer um bom trabalho é amando o que se faz”, disse na mensagem.
Unidades
Sediada em Dourados, e subordinda ao CMO, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, conhecida como Brigada Guaicurus, tem como subordinadas as seguintes unidades:
– Comando 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Dourados;
– Esquadrão de Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Dourados;
– 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Bela Vista;
– 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Ponta Porã;
– 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Amambai;
– 20º Regimento de Cavalaria Blindado – Campo Grande;
– 9º Grupo de Artilharia de Campanha – Nioaque;
– 28º Batalhão Logístico – Dourados
– 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada – Jardim;
– 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada – Dourados;
– 4º Pelotão de Polícia do Exército – Dourados.

Foto de Capa: Franz Mendes.
(Extraída do Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1035091566565152&set=p.1035091566565152&type=3&theater)
Na foto, tendo a Bandeira do Brasil ao fundo, o general Matsuda em primeiro plano na passagem do comando ao general Willian.