Festival Gastronômico promete fomentar setor em expansão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

A 52ª Expoagro recebeu o lançamento do 4º Festival Gastronômico Sabores de Dourados na noite desta quarta-feira (18). A cerimônia foi no stand da Prefeitura de Dourados no Exposhopping e reuniu autoridades, empresários do setor e apreciadores do evento que costuma movimentar os restaurantes, bares e pizzarias da cidade.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Elizabeth Salomão, relatou que a cada ano o Festival está mais surpreendente. Em 2015 houve um aumento de 88% na participação de estabelecimentos. Os consumidores dos pratos do evento também têm aumentado a cada ano e muitos deles são turistas.

 Lançamento do Festival Gastronômico Sabores de Dourados (Foto: Hedio Fazan)
Lançamento do Festival Gastronômico Sabores de Dourados (Foto: Hedio Fazan)

Conforme dados coletados por pesquisa pelo órgão, pelo menos 15% das pessoas que participaram do Festival vinham de fora de Dourados. “Isso é muito importante para a nossa cidade, vivemos um momento muito especial e temos que aproveitar isso”, relatou.

A secretária ainda pontuou que o setor da gastronomia está em expansão em Dourados. Somente no primeiro trimestre deste ano mais 14 restaurantes, bares e marmitarias abriram as portas na cidade. “Num momento desses que o país atravessa e a gente sabe que não é fácil, estes números mostram que Dourados está na contramão disso”.

Ela lembra que uma das estratégias de investimento do município para driblar momentos de crise é o Festival. Realizado entre os dias 21 de junho e 21 de agosto, o evento deve atrair mais consumidores aos estabelecimentos, nesta época que costuma ser de baixo movimento.

Ao fazer o lançamento do Festival deste ano, o prefeito de Dourados Murilo Zauith (PSB), lembrou que a cidade foi estruturada para fomentar o desenvolvimento, e com isso a oportunidade de realizar o Festival no período de passagem da Tocha Olímpica por Dourados. O município é o único do interior de Mato Grosso do Sul considerado cidade celebração.

Zauith ainda aproveitou para cumprimentar o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, e dizer que é um prazer muito grande estar na Expoagro, pois a feira mostra toda a estrutura que move o município. “É o maior encontro de Dourados para a sua população, mostra sua pujança. Muito obrigado pela parceria que você [Lúcio] tem feito junto a prefeitura para a gente poder apresentar a todos os visitantes e força da nossa cidade”, relatou.

Já o presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) disse que dentro deste momento econômico difícil pelo qual passa o país, o Festival vem como uma alternativa para geração de emprego e renda. “Este Festival sim vai gerar muito emprego e renda para a comunidade de Dourados e região”, acredita.

A adesão ao Festival

Durante o lançamento, foram explicadas as regras para que os restaurantes, bares e pizzarias façam a adesão ao festival. O prazo vai até o dia 30 deste mês de maio. Entre os critérios estão o estabelecimentos ser localizado em Dourados e o prato conter ingrediente agroecológico. A inscrição deve ser feita corretamente e este ano, poderá ser executada via internet através do www.dourados.ms.gov.br/sabores.

Uma novidade também nesta edição é a placa de destaque. Esta será concedida para o estabelecimento participante do Festival que tiver o prato mais curtido na rede social Facebook. O chefe do prato mais curtido também será premiado.

Os clientes que forem até os locais em que haverá pratos do Festival, poderão consumi-los e concorrer a uma viagem com acompanhante para João Pessoa. Ainda será possível contribuir para descobrir qual o prato típico de Dourados.