Escritora Ruth Hellmann recebe prêmio da Câmara de Dourados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print
O prêmio foi entregue a poetisa Ruth Hellmann. (Foto: Thiago Morais).
O prêmio foi entregue a poetisa Ruth Hellmann. (Foto: Thiago Morais).

A escritora Ruth Hellmann recebeu, durante sessão solene realizada nesta terça-feira (28), o prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva. A homenagem visa estimular a produção literária e valorizar os autores de Dourados e Mato Grosso do Sul.

Ruth Hellmann Claudino nasceu em Erechim (RS), mas reside em Dourados desde 1981. Ela lançou seu primeiro livro em 1990, chamado “Poemas espontâneos”, e desde então escreveu 22 obras, sendo três de poemas e 19 infantis. Ela é membro fundador da Academia Douradense de Letras, da Academia Irajaense de Letras e Artes, do Rio de Janeiro, e ainda ocupa a 39ª cadeira da Academia de Letras do Brasil.

“Agradeço a todos que podem comigo partilhar desta alegria, desde momento honroso em minha trajetória. Dedico este prêmio a meus familiares, que sempre me apoiaram nesta conquista”, apontou a homenageada. “Receber este prêmio é uma grande honra para qualquer escritor, sendo uma felicidade sem tamanho. Acredito que é o prêmio literário mais desejado de Dourados”, completou.

A presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), citando a poetisa Cora Coralina, agradeceu o empenho de Ruth em divulgar a cultura do Estado através da literatura. “Eu não tenho dúvidas que a literatura, música e cultura são as formas mais fáceis de tocar a vida das pessoas. Por isso te parabenizo pelo trabalho e por esse prêmio. Que Deus continue te dando sabedoria para escrever textos que ensinam as nossas crianças, nosso jovens e o ser humano de forma geral”, destacou.

Os vereadores da Casa de Leis ainda entregaram homenagens aos escritores douradenses Marcos Coelho e Luciano Primo da Silva, agradecendo a contribuição literária ao município.

“É um momento de alegria e festa, de vê-los recebendo estes prêmios, com muito merecimento, por estarem batalhando pela divulgação da literatura do Estado, estão sempre sendo um baluarte nisso”, complementou o vereador e presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Dourados, Marçal Filho (PSDB).