Começam a XVII Semana do Meio Ambiente e a XX Eco Dourados

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

 

Arquiteto e urbanista José Marcos da Fonseca, especializado em gestão regional  faz palestra. (Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado).
Arquiteto e urbanista José Marcos da Fonseca, especializado em gestão regional faz palestra. (Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado).

Por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) a prefeitura de Dourados realiza a partir desta segunda-feira (2) até quarta (4), a XVII Semana do Meio Ambiente e a XX Eco Dourados, eventos que fomentam as práticas de proteção, conservação e promoção do meio ambiente.

Sob o tema “Meio Ambiente, Urbanização e Sustentabilidade”, o evento acontecerá no Bloco 10 da Unigran e vai debater assuntos referentes ao progresso das atividades e empreendimentos urbanos relacionados à preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor do Imam, Fábio Luís, os eventos são ótimas oportunidades para colocar em discussão assuntos pertinentes ao meio ambiente, que afeta a todos.

Dentro da programação, nesta segunda, haverá solenidade de abertura com a entrega do prêmio Troféu Marco Verde e a palestra “Meio Ambiente e Urbanização”, ministrada pelo arquiteto e urbanista José Marcos da Fonseca, especializado em gestão regional e urbana e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande.

Na terça, dia 3, entre 13h e 17h, ocorrem minicursos e, entre 14h e 19h30, a Eco Dourados, espaço para exposição dos Projetos de Educação Ambiental das escolas de Dourados e apresentação de trabalhos científicos.

A partir de 19h30, acontece a palestra “Espaços verdes urbanos: desafios e perspectivas”, com da doutora Eliane Guaraldo, arquiteta e urbanista, doutora em Estruturas Ambientais Urbanas, professora da UFMS, diretora Cultural da ABAP e Presidente da regional Centro-Oeste da SBAU.

A partir de 20h10, uma mesa redonda vai debater o tema “Espaços verdes urbanos: desafios e perspectivas”. O tema terá como palestrantes Mário Cezar Tompes da Silva, doutor em Geografia Humana pela USP e professor na FCH/UFGD; Sandro Menezes Silva, doutor em Biologia Vegetal pela Unicamp e professor na FCBA/UFGD; Amilcar Araújo Carneiro Júnior, promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo da Comarca de Dourados e professor da Unigran e o diretor do Imam Dourados, Fábio Luís da Silva, arquiteto e urbanista. A mediadora será a doutora Eliane Guaraldo.

Na quarta, dia 4, seguem minicursos entre 13h e 17h e acontece a audiência pública ‘Plano Municipal de Arborização’, entre 14h e 17h. Às 14h, acontece plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.

As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento, nesta segunda, entre 17h30 e 19h.

A realização é da Prefeitura de Dourados e Imam, com a parceria da Unigran, UFGD, Uems, Fundo Municipal de Meio Ambiente, Hidrasol Aquecedor Solar e Vidraçaria Vera Glass.