Morre Sakae Kamitani, idealizador da Copasul

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

 

Sakae kamitani
Sakae era atual vice-prefeito de Naviraí. (Foto: Divulgação).

Faleceu nesta terça-feira, dia 24, às 5h40, no Hospital Evangélico em Dourados, aos 86 anos, o atual vice-prefeito de Naviraí, Sakae Kamitani. Ele foi fundador e presidente da Copasul (Cooperativa Sul-Mato-Grossense), que figura hoje como uma das maiores do Brasil.

O prefeito da cidade, Izauri de Macedo, decretou luto oficial por três dias. O velório acontece mo Plenário da Câmara de Vereadores e o sepultamento será nesta quarta-feira, às 13horas, no cemitério municipal de Naviraí.

Sakae Kamitani chegou a Naviraí em 1961 para plantar hortelã, e, posteriormente se tornou produtor de algodão. Como produtor rural, Sakae obteve respeito e credibilidade em Mato Grosso do Sul.

Foi um dos idealizadores da Copasul, cooperativa que presidiu por muitos anos. Atualmente era seu presidente de honra. Além de expandir a cooperativa para muitos municípios, implantou duas indústrias de grande porte em Naviraí, uma de fiação de algodão e uma produção de fécula de mandioca. Além do algodão e mandioca a cooperativa atua forte na área de grãos, com vários armazéns próprios.

Durante sua trajetória de homem empreendedor recebeu diversas honrarias, dentre elas a de cidadão honorário de Mato Grosso do Sul outorgada pela Assembleia Legislativa.

A eleição para vice-prefeito foi a primeira experiência na política partidária. Nesse pequeno tempo recebeu a visita de vários empresários interessados em se instalar no município.

“A classe produtora, comercial e empresarial sente-se transtornada com a irreparável perda desta personalidade, que com certeza deixa um legado de exemplos a serem seguidos por todos”, diz o prefeito Izauri Macedo.