
Dênes de Azevedo
Está em processo de terraplanagem em Dourados a área onde será construído o prédio que abrigará a unidade do hipermercado Assaí Atacadista, do GPA (Grupo Pão de Açúcar). Na manhã desta terça-feira o INDICADOR ECONÔMICO esteve no local, na Rua Coronel Ponciano, ao lado da Central de Perícias Regional da Polícia Civil, e conversou com homens que trabalhavam na obra e que confirmaram se tratar do prédio para o Assaí.
Já a assessoria de comunicação do GPA das bandeiras Assaí, Extra e Pão de Açúcar para os estados de MS e MT informou que tem apenas “a confirmação da abertura de uma loja Assaí Atacadista em Dourados este ano”, mas que não tinha mais informações.
Como o INDICADOR ECONÔMICO havia adiantado em matéria no dia 4 de abril a obra está começando. A informação havia partido do prefeito de Dourados,Murilo Zauith (PSB), que havia estado em reunião com representantes do grupo.
A intenção do GPA de construir mais uma loja em Dourados – o grupo já tem um Extra Hiper na Avenida Marcelino Pires e duas unidades das Casas Bahia nesta mesma via – foi manifestada no primeiro semestre do ano passado, quando fez consulta sobre a área no CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano).
O Assaí está em expansão no Brasil e procura centros regionais importantes, como Dourados. No final de março foi inaugurada a primeira loja de Manaus (AM). No dia 18 de fevereiro a empresa inaugurou a primeira loja de 2016, na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A companhia planeja para 2016 abertura de pelo menos 11 lojas, o mesmo que no ano passado.
O investimento em cada loja varia entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões e o tamanho de 7 mil m² à 15 mil m². As vagas de estacionamento variam entre 100 e 500. O número de empregos diretos gerados varia entre 200 e 500.
As novas lojas do Assaí tem formato novo, com destaque para o aumento da área de estocagem. Para isto é feita a elevação do pé direito e metragem das unidades, fazendo com que os produtos possam ser armazenados no ponto de venda e, ao mesmo tempo, facilitando a operação de reposição e giro dos estoques.
Os concorrentes do Assaí são o Atacadão (grupo Carrefour) – que já tem uma loja em Dourados e planeja abrir mais uma -, Makro, Attack e Nova Era (grupo Nova Era).