
Desde ontem, todos os motoristas que passarem por uma praça de pedágio na BR-163 e fizerem uso do sistema automático de pagamento, as conhecidas tags, vão ter 5% de desconto no valor da tarifa.
A medida, segundo a Motiva Pantanal, antiga CCR MSVia, afeta cerca de 59% dos veículos que transitam pela rodovia em Mato Grosso do Sul.
Além do desconto imediato pelo simples uso de tag, outras medidas foram anunciadas pela Motiva Pantanal após a assinatura do novo contrato de concessão, publicado ontem no Diário Oficial da União e assinado na sexta-feira com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A partir de agora, os motociclistas não precisarão mais pagar pedágio na BR-163 e os motoristas frequentes, que são aqueles que costumam passar por determinadas praças mais de uma vez por dia ou por semana, também terão descontos maiores.
Conforme a Motiva, para os motoristas que transitam frequentemente pela rodovia, o desconto vai muito além dos 5% pelo uso de tag, podendo chegar a 93% em algumas praças de pedágio, como é o caso da localizada em Campo Grande. Lá, o pedágio pode sair dos atuais R$ 10,00 para apenas R$ 0,65.
O desconto, como explicou a concessionária, será progressivo, contado a partir da segunda vez que o mesmo veículo passar por uma mesma praça de pedágio, ou seja, não será contabilizado a ida e a volta, apenas um dos dois como ponto de partida.
A partir daí, o condutor de veículos de passeio e caminhonetes poderá perceber uma redução gradual no valor pago. O menor valor será cobrado a partir da 31ª vez que o veículo passar pela mesma praça de pedágio.
Para quem mora no distrito de Anhanduí e trabalha em Campo Grande, por exemplo, a vantagem já vai começar a ser sentida na segunda viagem. Já para veículos leves de empresas, que precisam fazer esse trajeto mais de uma vez ao dia, o desconto será concedido ainda mais rapidamente.
A redução é aplicada mensalmente, ou seja, a cada mês o ciclo será reiniciado. Esta iniciativa atinge 38,4% dos veículos que circulam pela rodovia do Estado.
Ainda de acordo com a Motiva Pantanal, para o cálculo da redução da tarifa, foi usado o porcentual de desconto unitário (PDU), que será diferente para cada praça de pedágio, “de acordo com a respectiva extensão referencial, conforme definido em contrato”.
“O objetivo é oferecer reduções progressivas de valor para os usuários que utilizam com frequência a rodovia, incentivando o uso de sistema de pagamento automático (tags). Esses descontos representam uma mudança importante e um ganho direto para os motoristas sul-mato-grossenses”, afirmou Fábio de Oliveira, gerente de Operações da Motiva Pantanal, por meio da assessoria.
*Saiba
Algumas obras do novo contrato da BR-163 já foram iniciadas, como a implantação de faixa adicional no município de Mundo Novo em três trechos, bem como duplicações em Campo Grande, entre o km 454 e o km 452 e entre o km 454 e o km 460. Também está sendo duplicado trecho em Jaraguari, no km 510.
Depois de Campo Grande, que terá desconto de 93,7%, a segunda maior redução na tarifa a partir da 31ª passagem será na praça de pedágio localizada em Rio Verde de Mato Grosso, onde o valor vai sair de R$ 10,00 para R$ 1,37, queda de 86,3%.
Itaquiraí, onde o valor cheio da tarifa é de R$ 8,90, terá o segundo menor valor cobrado a partir da 31ª passagem, chegando a R$ 1,33, uma redução de 85%.
Já o menor desconto progressivo será aplicado a quem passar pela praça de São Gabriel do Oeste, onde o valor sai de R$ 7,50 para R$ 4,18, uma redução de 44,7%.
Essa medida, chamada de desconto de usuário frequente (DUF), porém, não será aplicada a caminhões, que, segundo a Motiva Pantanal, terão direito somente ao desconto de 5% caso utilizarem tags.
Segundo a concessionária, 86,6% dos caminhoneiros que trafegam pela BR-163 fazem uso do sistema automático de pagamento.
Novo nome
Além do anúncio dos descontos, a concessionária responsável pela BR-163 em Mato Grosso do Sul também anunciou a mudança definitiva de nome. Além de ter deixado de ser CCR, a empresa anunciou que agora deixa o nome MSVia para se chamar Motiva Pantanal.
Segundo a concessionária, em nota, essa mudança de nome “marca uma nova fase da via, com retomada de obras e R$ 9,3 bilhões em investimentos voltados à tecnologia e modernização da rodovia”.
O novo contrato assinado com o governo federal tem 29 anos de duração e prevê, entre outras obras, a duplicação de mais 203 quilômetros da rodovia em Mato Grosso do Sul.
Correio do Estado